quarta-feira, 30 de maio de 2012

NÃO DESANIME CAMARADA: VOCÊ TEM QUE ASSUMIR O COMANDO!

Por Mauro A. Lorenzon


Não se
envergonhe de perguntar, camarada!
Não se deixei convencer
Veja com seus olhos!
O que não sabe por conta própria
Não sabe.
Verifique a conta
É você que vai pagar.
Ponha o dedo sobre cada item
Pergunte: O que é isso?
Você tem que assumir o comando.

Trecho do poema "Elogio ao aprendizado"

Bertolt Brechet, Elogio do Aprendizado, in Poemas 1913 – 1956, São Paulo, Brasiliense, 1986, p. 121.

A IMPORTÂNCIA DA LUTA, AINDA QUE DE ALGUNS!

Por Mauro A. Lorenzon


ATO DE REPÚDIO À PRIVATIZAÇÃO DOS AEROPORTOS FEDERAIS E EM DEFESA EFETIVA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES!

VENHA VOCÊ TAMBÉM FAZER PARTE DESTA LUTA:

COMITÊ CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA INFRAERO - CCPI

ESTUDO NÃO TENDENCIOSO SOBRE PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS

Por Mauro A. Lorenzon


COMANDO DA AERONÁUTICA - DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL
AEROPORTOS - PRIVATIZAÇÕES

PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO AEROPORTUÁRIA PARA O BRASIL -  VALE A PENA LER:

ESTUDO PRODUZIDO EM AGOSTO/2003


 http://www.reservaer.com.br/estrategicos/Aeroportos.pdf

terça-feira, 29 de maio de 2012

ATO VIRACOPOS

por Paulo Roberto Krobath

IATA CRITICA PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS BRASILEIROS

Por Mauro A. Lorenzon


Entidade que reúne as 280 maiores empresas aéreas acusa o governo de falta de transparência e diz que passagens podem ficar mais caras.

GENEBRA - A privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília na segunda-feira significará passagens ainda mais caras e maiores impostos para as empresas aéreas. Foi assim que o setor aéreo mundial reagiu ao processo no Brasil, atacando abertamente o governo por ter adotado um modelo que ameaça prejudicar a indústria aérea e ainda não resolver o problema da falta de eficiência dos aeroportos nacionais.

A Iata - entidade que reúne as 280 maiores empresas do mundo - denuncia a falta de transparência no processo e diz que a inflação no preço da compra, comemorado pelo governo, não conseguirá ser compensado apenas com a exploração dos três aeroportos e acabará em novos impostos para os passageiros.

Numa avaliação interna feita pela Iata e obtida pelo Estado, o processo da venda dos aeroportos provocou "forte preocupação" no setor privado. A entidade constatou que o valor das vendas foi muito acima do antecipado, chegando a R$ 24,5 bilhões, contra uma base de R$ 4,45 bilhões. Além disso, os contratos de concessão estipulam investimentos de R$ 16,2 bilhões nos três aeroportos.

Para a Iata, não haverá como recuperar esses recursos apenas na exploração da licença dos aeroportos, e o resultado será maiores impostos para todos. "Mesmo considerando que uma quantidade substancial de recursos pode ser atingida por meio de melhorias na eficiência dos aeroportos, em especial em Guarulhos, é difícil conciliar o montante pago com o potencial de receita", alertou a entidade. "Essa diferença é de grande preocupação para a indústria", indicou.

O que preocupa as empresas é o fato de que os impostos sobre combustíveis, sobre o espaço para escritórios e outros serviços "deixam espaço para interpretação". Na prática, temem que a margem de manobra nesses setores abra a possibilidade de que esses impostos sejam elevados.

Para Perry Flint, chefe de Comunicações Corporativas da Iata nas Américas, um dos temores vem justamente do histórico da empresa sul-africana Acsa, que faz parte do consórcio que venceu a licitação do Aeroporto de Guarulhos. Segundo ele, uma das primeiras medidas dessa companhia na África do Sul foi elevar de forma dramática os impostos quando assumiu nove aeroportos no país há uma década.

Preço alto

Segundo a Iata, o problema dos aeroportos do Brasil não é o fato de que as taxas aeroportuárias são baixas. "O problema é a baixa eficiência", disse Flint. Um levantamento feito pela indústria revela que, na realidade, Guarulhos está entre os aeroportos mais caros do mundo. Para o pouso e decolagem de um avião A330, Guarulhos cobra taxas que seriam 93% superiores às do Aeroporto de Miami. O aeroporto também é 27,5% mais caro que o movimentado Charles de Gaulle, em Paris. Em comparação com o Aeroporto de Cingapura, Guarulhos é 2,5 vezes mais caro.

"É por isso que vamos monitorar essas negociações entre os operadores e os usuários", alertou Flint. Segundo ele, porém, não ajuda o fato de o governo ser o mesmo tempo o regulador dos aeroportos e ainda receber parte dos lucros. "Isso dará margem para muita coisa. Antes e durante o processo de concessão, a Iata expressou suas preocupações em relação à estrutura da privatização, que deixa o governo na posição de ser parceiro dos novos proprietários e regulador."

Transparência

Os problemas não se limitam aos impostos. Para as empresas, se elas serão taxadas, queriam pelo menos ser consultadas no processo. Mas nada disso ocorreu, segundo a Iata, que agora acusa o processo de "não ter sido transparente".

"Uma das grandes preocupações para o futuro é a falta de transparência e a falta de participação de empresas nos processoa de regulação econômica, nos planos financeiros e no desenvolvimento de taxas", disse.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,-iata-critica-privatizacao-de-aeroportos-brasileiros,102157,0.htm

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CONVITE ESPECIAL AOS AEROPORTUÁRIOS

Por Mauro A. Lorenzon




REUNIÃO PARA ORIENTAÇÃO JURÍDICA AOS TRABALHADORES DA INFRAERO, REFERENTE ÀS IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO


Dia 02/06 (Sábado) às 09h:30min
Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região
Rua Dr. Quirino, 560, Centro, Campinas-SP


 Telefones:
(19) 88529458 - OI
(19) 92047050 - CLARO
(19) 83297365 - TIM


ccpi-viracopos@bol.com.br

Skype: resistenciaviracopos

 http://espacoaereo.ning.com/

 http://twitter.com/resistenciavcp

 www.youtube.com/resistenciaviracopos

 http://pt-br.justin.tv/resistenciaviracopos

http://resistenciaviracopos.blogspot.com.br/

www.facebook.com/groups/resistenciaviracopos/


 CAIXA POSTAL 3545 Campinas - SP - CEP 13052-970



quinta-feira, 24 de maio de 2012

ATO DE REPÚDIO À PRIVATIZAÇÃO DOS AEROPORTOS FEDERAIS - INFRAERO

Por Mauro A. Lorenzon


ATO DE REPÚDIO À PRIVATIZAÇÃO DOS AEROPORTOS FEDERAIS (INFRAERO) E EM DEFESA EFETIVA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES.

 

DIA: 25/05/2012

HORÁRIO: 8:30h

LOCAL: EM FRENTE AO PRÉDIO ADMINISTRATIVO (PA) DA INFRAERO - AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS/CAMPINAS-SP

VOCÊ: CIDADÃO, TRABALHADOR, POVO BRASILEIRO!

SÃO NOSSOS CONVIDADOS: PARTICIPEM!


"A EMANCIPAÇÃO DOS TRABALHADORES SERÁ OBRA DOS PRÓPRIOS TRABALHADORES".

Karl Marx e Friederich Engels

COMITÊ CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA INFRAERO - CCPI

Telefones:

(19) 88529458 - OI

(19) 92047050 - CLARO

(19) 83297365 - TIM

ccpi-viracopos@bol.com.br

Skype: resistenciaviracopos  

http://espacoaereo.ning.com

http://twitter.com/resistenciavcp

www.youtube.com/resistenciaviracopos

http://pt-br.justin.tv/resistenciaviracopos

http://resistenciaviracopos.blogspot.com.br/

www.facebook.com/groups/resistenciaviracopos/  

CAIXA POSTAL 3545 Campinas - SP - CEP 13052-970






"A EMANCIPAÇÃO DOS TRABALHADORES SERÁ OBRA DOS PRÓPRIOS TRABALHADORES".

Karl Marx e Friederich Engels




Sabedoria não é apenas conhecimento: alguns a adquirem ao longo de uma vida!

Por Mauro A. Lorenzon


PRIVATIZAÇÃO: To be, or not to be: that is the question!

Contraste entre a entrevista do empresário David Neeleman, 50 anos, o comandante da Azul Linhas Aéreas, uma das empresas aéreas que mais crescem no setor, em relação às recentes declarações do Presidente do SINDASP, que sempre bajulou a Infraero, enquanto precisava desta, e agora segue o discurso estúpido dos gringos e oportunistas do processo de concessão dos aeroportos brasileiros, PATRIMÔNIO DO POVO!

http://www.istoedinheiro.com.br/entrevistas/20649_A+SOLUCAO+NAO+E+PRIVATIZAR+AEROPORTOS

http://www.cargonews.com.br/novosite/entrevista.php?id=44

quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMENTÁRIO FACEBOOK DE LULA

Por Mauro A. Lorenzon

 http://www.facebook.com/Lula
Lula compartilhou um link.
“Queremos reunir aqui todos os interessados em continuar compartilhando esperança e solidariedade na luta por um mundo mais justo.”

CORRENTE MARXISTA INTERNACIONAL

Por Mauro A. Lorenzon


LEON TROTSKY (Revolucionário Russo)

Leon Trotsky Revolucionário Russo

"Se o capitalismo é incapaz de satisfazer as reivindicações que surgem infalivelmente dos males que ele mesmo engedrou, então que morra." [Leon Trotsky]

KARL MARX (Intelectual e Revolucionário Alemão; Fundador da Doutrina Cominista Moderna)

KARL MARX

"Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo." [Karl Marx]

LENIN (Revolucionário Russo)

Lenin Revolucionário Russo

"As classes exploradas precisam da dominação política para completo aniquilamento de qualquer exploração, no interesse da imensa maioria do povo contra a ínfima maioria dos escravagistas modernos, ou seja os proprietários fundiários e os capitalistas" [Lenin]

ERNESTO CHE GUEVARA (Líder na Revolução Cubana)

ERNESTO CHE GUEVARA 

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." [Che Guevara]

CORRENTE MARXISTA INTERNACIONAL

A Crise do Capitalismo se Aprofunda; Aguça-se a Luta de Classes

Por Mauro A. Lorenzon


A Crise do Capitalismo se Aprofunda; Aguça-se a Luta de Classes

A burguesia europeia passou a maior parte de 2011 de uma reunião de cúpula de emergência a outra, tratando de evitar o colapso do euro e da União Europeia. Foram deitos anúncios grandiloquentes e declarações de intenção altissonantes. Mas entramos em 2012 e nada mudou com exceção de que as contradições nacionais agora são mais agudas e insolúveis do que antes já eram. A União Europeia em seu conjunto poderia entrar de novo em recessão. O capitalismo europeu mira para o abismo e ameaça arrastrar atrás de si toda a economia mundial.

Depois de dois anos, a União Europeia foi incapaz de resolver a crise grega. Agora todos aceitam o que vínhamos argumentando desde o início. A Grécia não pode pagar suas dívidas. As medidas de austeridade brutal que impuseram ao povo grego tiveram o efeito oposto: o de afundar mais a economia, com deterioração dos padrões de vida, o colapso da demanda, o aumento de desemprego, a menor arrecadação de impostos e, portanto, uma dívida maior. Todos aceitam agora que, cedo ou tarde, a Grécia vai declarar a suspenção dos pagamentos de sua dívida pública e erá forçada a sair da Zona do Euro. Isto, por sua vez, terá graves repercussões por toda a Europa.

A crise na Grécia causou sérios problemas, mas se vê minimizada por outros assuntos. A Itália e o Estado Espanhol necessitam colocar aproximadamente 1 bilhão de euros em obrigações do estado durante os próximos 4 (quatro) anos para pagar a dívida e os juros acumulados. Isto levará as finanças públicas a uma maior deterioração, chegando a níveis insustentáveis. A Itália está pagando atualmente 7,17% de juros sobre bônus de 10 (dez) anos, uma quantidade intolerável. Somente as dívidas da Itália somas um valor de 1,9 trilhões de euros, uma quantia suficiente para levar à ruína toda a Zona do Euro.

A base da crise atual é clara. Simplesmente é uma questão de quem, se é que alguém fará, pagará as dívidas assombrosamente enormes que se foram acumulando na Europa. Se o dinheiro não for encontrado logo, toda a Zona do Euro, inclusive a União Europeia, poderia se desintegrar rapidamente entre recriminações mútuas e protecionismo. A crise da dívida é simplesmente a expressão superficial da contradição entre o colossal potencial das forças produtivas e os estreitos limites da propriedade privada e do Estado. O capitalismo produz necessariamente crises de superprodução. Ou seja, uma crise em que se produz mais do que o mercado pode absorver devido ao colossal potencial das forças produtivas e a capacidade limitadam de consumo das massas.

Já não se trata simplesmente de uma crise econômica e sim, como admitem os analistas mais agudos da classe dominante, de que as receitas que estão sendo aplicadas para tratar de descarregar seu peso sobre a classe trabalhadora ameaçam provocar uma crise de legitimidade do próprio sistema capitalista.

A Grécia não é mais que o elo mais fraco da cadeia do capitalismo europeu. Mas, como já assinalamos, a atenção dos abutres carniceiros dos mercados financeiros e das agências de qualificação se transferiu para novas presas. Já não são somente países capitalista débeis da periferia europeia (Irlanda e Portugal), como também a Espanha, a Bélgica e a Itália que se veem obrigados a pagar taxas de juros usurárias. Inclusive a França acaba de perder o status AAA de sua dívida na última requalificação de Standard´s and Poors. Na realidade, além do elemento especulativo e de rapina destas instituições, em última instância o que fazem não é mais do que refletir a confiança (ou a ausência da mesma) que têm os investidores capitalistas na capacidade destes estados de resolver seus problemas econômicos e, portanto, de devolver o dinheiro tomado emprestado.

Jorge Martin - Corrente Marxista Internacional

Revista teórica marxista - América Socialista - nº 2 - Maio de 2012

http://revolucaomarxista.blogspot.com.br/2012/05/crise-do-capitalismo-se-aprofunda-aguca.html

O tempo é o campo do desenvolvimento humano.

Por Mauro A. Lorenzon


"O homem que não dispõe de nenhum tempo livre, cuja vida, afora as interrupções puramente físicas do sono, das refeições etc., está toda ela absorvida pelo seu trabalho para o capitalista, é menos que uma besta de carga. É uma simples máquina, fisicamente destroçada e espiritualmente animalizada, para produzir riqueza alheia."

(Karl Marx, em Salário, Preço e Lucro)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200004