sexta-feira, 27 de julho de 2012

CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS I

por Dulcinéa Lopes da Silva


Caros companheiros e companheiras de trabalho,

Tomo a iniciativa de vos escrever por considerar que estamos vivenciando um momento muito delicado em nossa vida profissional e consequentemente na vida pessoal.

Todos têm ciência do processo de privatização pelo qual passou o Aeroporto de Viracopos juntamente com os aeroportos de Guarulhos e Brasília e sabemos mais ainda o quanto esse processo está sendo danoso para todos(as) os(as) trabalhadores(as) da INFRAERO lotados nos aeroportos arrolados no Plano Nacional de Desestatização – PND.

Dada tal circunstância, gostaria de convidá-los(as) a refletirem um pouco comigo para tentarmos entender a postura da INFRAERO em relação a todos nós e as propostas da concessionária para os trabalhadores(as) da INFRAERO.

 Comecemos com a INFRAERO:

1-      A INFRAERO, apesar de ter uma comissão paritária para cuidar destas questões, não sabe o que fazer com os empregados(as) e nem como descascar o abacaxi, se me permitem usar tal figura de linguagem , que o governo federal com a privatização dos aeroportos colocou nas mãos dela, sendo assim, silencia e se finge de morta esperando que a situação se resolva sozinha, o que não irá acontecer, isso ela pode ter certeza, a não ser que as pessoas evaporem no ar, o que não é possível;

2-      A falta de transparência, ação, comunicação e informações por parte da INFRAERO cria uma situação de insegurança, medo e desconforto nos(as) empregado(as) e seus familiares desencadeando crises no seio familiar de muitos(as), vários tipos de doenças deflagradas pela instabilidade emocional dos trabalhadores(as) causando ao empregado danos físicos e principalmente emocionais que podem tornar-se permanentes;

3-      No entanto, é preciso ter em mente que a postura da INFRAERO não se trata de não saber o que fazer conosco, trata-se justamente do contrário, ou seja, toda essa situação não é fruto simplesmente do acaso, ou da dificuldade da empresa em resolver a situação, A INÉRCIA, A IMOBILIDADE, O SILÊNCIO DA INFRAERO TRATA-SE JUSTAMENTE DE UMA ESTRATÉGIA PARA QUE OS PRÓPRIOS EMPREGADOS, EM RAZÃO DO MEDO E DO DESESPERO DECIDAM SAIR DE INFRAERO E IR PARA A CONCESSIONÁRIA, RESOLVENDO ASSIM PARTE DA SITUAÇÃO COMPLICADA QUE ELA TEM NAS MÃOS PARA RESOLVER.

4-      Quanto maior o número de empregados que decidirem ir para a concessionária menor será o número de empregados com os quais a INFRAERO terá que lidar, essa é a “grande jogada” da INFRAERO.

 Analisando a Concessionária:

1-      A concessionária que venceu o leilão de Viracopos não possui a menor experiência em administração aeroportuária, não sabem o que é área restrita, área alfandegada, o que é área estéril, que são necessários códigos de acessos para acessar determinadas áreas sob controle e inspeção dos órgãos federais e tantas outras coisas. Conversando com um policial federal há alguns dias ele me dizia da dificuldade de que os representantes da concessionária entendessem coisas tão triviais como as citadas acima;

2-      Sendo assim, a concessionária necessita muito de pessoas que saibam não apenas realizar o trabalho, mas também entendam os conceitos de todas as questões acima mencionadas, ou seja, para que o aeroporto continue no alto padrão que possui e melhore sua qualidade eles precisam da equipe que fez com que Viracopos recebesse prêmios internacionais de movimentação e logística de carga, em outras palavras, VIRACOPOS NÃO PODE PARAR, TEM QUE CONTINUAR E MELHORAR;

3-      Pensando nisso, cada trabalhador(a) aeroportuário(a) é fundamental para que a concessionária tenha sucesso na administração de VCP, fundamental para que eles não falhem, uma vez que não conseguiram administrar nem a Rodovia Régis Bittencourt e devido a ingerência tiveram que devolver a rodovia ao Estado;

4-      Mas estas questões não são tão relevantes se considerarmos o fato de que NÃO SOMOS NÓS QUEM QUEREMOS TRABALHAR NA CONCESSIONÁRIA, É ELA QUEM PRECISA DO TRABALHO DOS AEROPORTUÁRIOS(AS);

5-      NÓS JÁ TEMOS EMPREGO, NÃO ESTAMOS PROCURANDO EMPREGO. VOCÊ, EU, NOSSOS AMIGOS E AMIGAS AEROPORTUÁRIOS JÁ TEMOS EMPREGO, TEMOS ÓTIMOS BENEFÍCIOS, BOM AMBIENTE DE TRABALHO; APESAR DA POSTURA INCORRETA QUE A INFRAERO ESTÁ TENDO NESSE MOMENTO, ELA É UMA EXCELENTE EMPRESA PARA SE TRABALHAR, SENDO ASSIM EU PERGUNTO:

6-      Como a concessionária espera que nós deixemos a INFRAERO e mudemos de empresa se eles não sabem nem o valor do salário que vão oferecer para os candidatos a empregados? Como eles pretendem que nós saiamos da INFRAERO com os benefícios que possuímos se nem plano de benefícios eles possuem? Se não sabem quais dependentes poderemos colocar no convênio médico, se é que oferecerão convênio médico para os empregados. E o convênio odontológico? E quanto ao valor do tíquete?

7-      Eu pergunto, como essa empresa espera que você, eu e os demais companheiros(as) deixemos a INFRAERO se eles não sabem sequer o que irão oferecer de salário?

8-      Será que temos tanta cara de bobo assim?

9-      Será que nos acham tão néscios a ponto de trocar o certo pelo duvidoso?

10-   É muito importante que considerem o fato de não haver na legislação brasileira nenhum artigo, NADA, que obrigue as empresas do setor privado a darem estabilidade para os empregados, portanto, quem aderir ao plano de ir para a concessionária deve fazê-lo consciente que a estabilidade de cinco anos não é garantida por lei e que a qualquer momento, de acordo com a conveniência da concessionária pode ser quebrada e que a única punição que ela sofrerá de acordo com a legislação brasileira é o pagamento de uma multa, se é que previram uma multa para o caso de quebra de contrato ou não cumprimento do edital da privatização.



Muitos de nós estamos temerosos pelo futuro, afinal temos família para sustentar, filhos para criar e educar; e temem, com razão, pelo que os/as aguarda, entretanto, se me permitem mais algumas considerações, gostaria de dizer para não decidirem nada aconselhados pelo medo, pela insegurança ou pela pressão da situação.

É muito importante que saibam que a INFRAERO NÃO PODE TRANSFERRIR NINGUÉM SEM O CONSENTIMENTO DA PESSOA, também não pode demitir ninguém por causa da privatização e não pode obrigar ninguém a ir para a concessionária.

Qualquer pessoa que se sentir prejudicada, sob coação ou com seu direito lesado pode e deve procurar um advogado trabalhista, de preferência um advogado especializado em direito trabalhista para orientação e se for o caso entrar com as ações cabíveis no caso de cada um.

É muito importante que nenhum de nós decida forçado pelo medo, insegurança e afins. A Justiça do Trabalho existe para proteger o trabalhador e seus direitos. Escrevo isso porque algumas pessoas já me disseram que irão para a concessionária porque estão com medo da INFRAERO transferi-las para o Acre, Rondônia, Pará, etc.

Não deixe de procurar saber dos seus direitos, não tenha medo, não deixe a INFRAERO, o governo, a concessionária ou quem quer que seja colocá-lo(a) contra a parede, defenda seus direitos e os direitos da sua família. Você lutou pelo direito de estar na INFRAERO, não foi entregando um currículo que você chegou até aqui, foi fazendo um concurso, concorrendo com milhares de outras pessoas. NINGUÉM TE DEU UMA VAGA NA INFRAERO, VOCÊ CONQUISTOU O SEU LUGAR, LUTE POR ELE E SE FAÇA RESPEITAR.

Peço que pense a respeito e repasse para outros(as) trabalhadores(as).

Não se curve, não se abaixe, não deite no chão, porque se fizer isso passarão por cima de você feito um trator.

“Prefiro morrer de pé a viver de joelhos”

Emiliano Zapata





Dulcinéa Lopes da Silva

COMITÊ CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA INFRAERO – CCPI

quinta-feira, 26 de julho de 2012

EPIDEMIA ANENCÉFALA NO BRASIL? NÃO PODEMOS ADMITIR!


Por: Mauro Lorenzon (Aeroportuário, Bacharel em Direito, Pós graduado em Ciências Criminais e Comércio Internacional, Membro do Comitê Contra a Privatização da Infraero - CCPI e Militante do PSOL).

O GOVERNO FEDERAL FLEXIBILIZOU A LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS (LEI 8.666/93), QUE É RÍGIDA PORQUE LIDA COM DINHEIRO PÚBLICO E NÃO PODE SER ENCARADA COMO UM ENTRAVE AO DESENVOLVIMENTO, AFINAL FOI O LEGISLATIVO (REPRESENTANTE DO POVO) QUE ASSIM ESTABELECEU: UM VERDADEIRO ATENTADO AO ERÁRIO (DINHEIRO PÚBLICO)! DIVULGO ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO PORQUE É NECESSÁRIO O POVO CONHECER PARA DEIXAR DE SER MANIPULADO! O BRASIL NÃO ESTÁ NADA BEM: CORRUPÇÃO E ARBITRARIEDADE NO GOVERNO FEDERAL (MENSALÃO, QUEDA DE MINISTROS, CPMI CACHOEIRA, PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS FEDERAIS ETC.)!
QUANTOS MINISTROS CAÍRAM, QUANTOS ESCÂNDALOS OCORRERAM NA DOBRADINHA LULA E DILMA? PALOCCI RECONDUZIDO POR DILMA AO GOVERNO APÓS SER RETIRADO DO MINISTÉRIO DA FAZENDA NO GOVERNO LULA E PASMEM: PARA OCUPAR A CASA CIVIL (BRAÇO DIREITO DO GOVERNO FEDERAL, LIGADO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA) - O POVO NÃO TEM MEMÓRIA CURTA NÃO E PASSOU DA HORA DE NOS INDIGNARMOS E NOS ORGANIZARMOS PARA UM LEVANTE CONTRA A IMORALIDADE, A ILEGALIDADE, A FALTA DE ÉTICA, COMBATENDO FIRMEMENTE PREJUÍZOS AO ERÁRIO, AO POVO BRASILEIRO!

Dilma Rousseff destaca extensão do RDC às obras do PAC
O REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES, APLICÁVEL INICIALMENTE ÀS OBRAS E SERVIÇOS LIGADOS AOS DOIS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS (COPA 2014 E OLÍMPÍADAS 2016), AGORA CORRE O RISCO DE SER ESTENDIDO ÀS OBRAS E SERVIÇOS LIGADOS AO PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC).
O MAIS INCRÍVEL DE TUDO ISSO É O DESRESPEITO DE UM GOVERNO AUTORITÁRIO, QUE SÓ NÃO FECHOU O CONGRESSO AINDA, MAS AGE NESSE SENTIDO, ATRAVANCANDO A PAUTA DAS CASAS (CÂMARA DOS DEPUTADOS E SENADO) COM MEDIDAS PROVISÓRIAS (MP's) - SÓ MUDOU O NOME (ANTIGO DECRETO LEI) - , MUITAS DAS QUAIS NÃO SEGUIRAM O RITO PROCESSUAL PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E AINDA ENCONTRAM-SE VÁLIDAS (RASGARAM A CF/88) E TUDO SEGUE COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES ...
O STF E A CONFIANÇA PÚBLICA: O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL FOI COOPTADO PELO GOVERNO FEDERAL, AFINAL O QUE MAIS PODEMOS CONCLUIR DEPOIS DESSA?

O STF e a confiança pública
Investimentos no PAC somam R$ 324,3 bilhões no governo Dilma
FAÇA SUA REFLEXÃO CIDADÃO: O GOVERNO ATUAL BANCA UMA DE BONZINHO COM PROGRAMAS SOCIAIS ASSISTENCIALISTAS (COMPRA DE VOTO DESCARADO), MAS CAUSA MAIS PREJUÍZO QUE BENEFÍCIOS AO POVO.
Financiamento de obras e serviços (reformas e construções de estádios de clubes privados) com dinheiro público do BNDES. Ora, jogadores ganham salários milionários e o povo brasileiro amarga a ineficiência do governo (não cumpre o princípio da eficiência contido no art. 37 da Constituição Federal). Onde estão os investimentos e gestão de qualidade nos serviços públicos básicos, que deveriam voltar ao povo que paga uma das maiores cargas tributárias do mundo? Como anda a educação, a saúde, a segurança pública, etc.?
UMA VERGONHA NACIONAL! NÃO PODEMOS ACEITAR ISSO TUDO, SEM FAZER NADA! É PRECISO CONSCIENTIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM PROL DO INTERESSE PÚBLICO, DE TODOS NÓS! ENVOLVIMENTO E COMPROMISSO!

terça-feira, 24 de julho de 2012

SEMINÁRIO SOBRE (RE)ESTATIZAÇÃO

Por Mauro A. Lorenzon


Relembrando: o Comitê Contra a Privatização da Infraero - CCPI teve a honra de ser convidado pelo pessoal da Flakô para participar do II Seminário: “A luta pela (re)estatização e os desafios da classe trabalhadora” e, independentemente do convite que estenderam ao SINA, estaremos lá e faremos nossa parte enquanto movimento social organizado, em defesa efetiva do patrimônio público e dos interesses dos trabalhadores aeroportuários.

Convocatória para II Seminário: “A luta pela (re)estatização e os desafios da classe trabalhadora” – 16/07/2012
FRENTE ÚNICA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO E OS ATAQUES AOS TRABALHADORES!

A dialética dinâmica da luta de classes é o motor da história. Permeada por contradições, a disputa em torno do conceito e do papel do Estado esteve sempre presente no debate da classe trabalhadora para a superação do capitalismo.

Depois das grandes guerras imperialistas, a burguesia defendeu a presença do Estado como espaço impulsionador da acumulação do capital. Ocorre que, depois, com a crise do capitalismo adotou nova tática de aparecer com um discurso abertamente liberal, onde a acumulação do capital deveria ocorrer com a menor presença do Estado, cabendo a esse “somente” o papel de conter a classe trabalhadora. Junto à isso, adotou-se a privatização como linha dorsal de sua atuação.

No entanto, logo depois tal discurso se comprovou uma falácia e o Estado novamente foi o instrumento para salvar o grande capital. Bush realizou estatizações (GM, JPMorgan, etc.). No Brasil, Lula, por meio do BNDES, injetou dinheiro público para salvar grandes empresas (JBS FriBoi, Aracruz Celulose, Banco Panamericano, etc.).

O fato é que a estatização como instrumento tático para a construção do socialismo e a emancipação da classe trabalhadora, obviamente, não é compatível com o capitalismo. Por isso, o debate da estatização passa pela compreensão da dinâmica da luta de classes, discutindo-se como a classe trabalhadora deve pautar suas ações.

A luta da classe trabalhadora passa pela distribuição dos recursos públicos, direcionando-os para a construção de uma verdadeira transformação social. Ao olharmos o orçamento dos governos, pode-se ver que dinheiro para os serviços públicos tem. Porém, a prioridade da burguesia é seu próprio umbigo.

Além da luta pela distribuição dos recursos públicos, é certo que a expropriação dos meios de produção é uma pauta histórica da classe trabalhadora e da luta pelo socialismo. Sua vinculação com a luta pelo controle operário norteou processos históricos da luta dos trabalhadores. Em tempos de crise do capitalismo, da burguesia querendo que os trabalhadores “paguem a conta”, atacando direitos trabalhistas e precarizando os serviços públicos, por meio de ajustes fiscais e desoneração da folha de pagamento, e privatizações. É o que estamos vendo na Europa e no mundo, mas mesmo no Brasil, com as medidas apresentadas pela burguesia de conciliação entre capital e trabalho.

É com esse objetivo que a Fábrica Ocupada Flaskô, que luta há nove anos pela estatização sob controle operário, pretende promover com a realização do “II Seminário: A luta pela (re)estatização e os desafios da classe trabalhadora”, no dia 28 de julho, sábado, das 9h às 20h, conforme a proposta que segue abaixo.

Gostaríamos de contar não somente com a presença de vocês (CCPI) para contribuir no debate, como impulsionar essa atividade, e mais, traçar ações de frente única em defesa do patrimônio público, construído historicamente pela classe trabalhadora, enfrentando, assim, a lógica do capital e a privatização dos serviços públicos.

Saudações de luta,

Conselho de Fábrica da Flaskô - 
www.fabricasocupadas.org.br
Contato: 19-3864-2139 – mobilizacaoflasko@yahoo.com.br
Alexandre Mandl – alexandremandl@yahoo.com.br – 19-8129-6637
Pedro Santinho – pedro.santinho@uol.com.br – 19-9696-6379

II Seminário: “A (re)estatização e os desafios para a classe trabalhadora”

Sábado, 28 de julho, na Fábrica Ocupada Flaskô, em Sumaré/SP

FRENTE ÚNICA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO E OS ATAQUES AOS TRABALHADORES!

· 8h30 – Inscrições e Café da manhã

· 9h – A luta do Movimento das Fábricas Ocupadas pela estatização sob controle dos trabalhadores

- Pedro Santinho (coordenador do Conselho de Fábrica da Flaskô)

- Serge Goulart (ex-coordenador do Conselho Unificado das Fábricas Ocupadas)

· 10h – A luta pela Petrobrás 100% estatal e os desafios para a classe trabalhadora

- Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo

- Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro

· 11h00 – A luta pela (re)estatização da Embraer e os desafios para a classe trabalhadora

- Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

· 12h – Almoço

· 14h00 – A luta pela (re)estatização dos Transporte Público e os desafios para a classe trabalhadora

- Flávio de Castro (doutorado sobre estatização do transporte rodoviário)

- Roque Ferreira – Sindicato dos Ferroviários de Bauru e Mato Grosso do Sul

· 15h – A luta pela manutenção dos Correios 100% estatal e os desafios para a classe trabalhadora

- Sindicato dos Correios

· 16h – Lanche/Intervalo

· 16h30 – A luta pelos Aeroportos 100% estatais e os desafios para a classe trabalhadora

- Sindicato dos Aeroportuários (SINA) e do Comitê contra a Privatização dos Aeroportos

· 17h30 – A luta pela (re)estatização da Vale e os desafios para a classe trabalhadora

- Movimento dos Atingidos pela Mineração, CPT/PA e Associação Justiça nos Trilhos

· 18h30 – Confraternização

NA CONTRAMÃO DO SOCIALISMO E DA LIBERDADE!



Por: Mauro Lorenzon (Aeroportuário, Bacharel em Direito, Pós graduado em Ciências Criminais e Comércio Internacional, Membro do Comitê Contra a Privatização da Infraero - CCPI e Militante do PSOL).

O que fazem dos cargos comissionados na administração pública da Infraero? Por que não contratam exímios administradores, pessoas de confiança, mas com alta capacidade técnico-científica? A Infraero já teve em seu quadro funcional mais de 200 cargos comissionados (contratações diretas: SEM CONCURSO PÚBLICO) durante o governo Lula, com pessoas desqualificadas em funções estratégicas da empresa, o que é altamente prejudicial à sociedade brasileira, seja em que instituição pública for. Há uma predisposição em sucatear para privatizar!
Para que serve o RDC?
Regime Diferenciado de Contratações (RDC) é aplicável até mesmo em aeroportos distantes até 350Km dos locais que sediarão os jogos.
E os empregados da Infraero: como ficarão? Até agora o governo federal não se posicionou através da Comissão Paritária, constituída por membros da Infraero e do Sindicato Nacional do Aeroportuários - SINA, responsáveis por apontar caminhos voltados ao futuro dos aeroportuários. O concessionário não fala de política salarial nos aeroportos concedidos e o SINA não conseguiu garantir nem mesmo a possibilidade real do aeroportuário migrar para a concessionária, cabendo a esta dizer se quer ou não o trabalhador aeroportuário qualificado (que prestou concurso público para ingresso na Infraero) em seus quadros. As demais possibilidades são falácias: transferência para aeroportos que estão na iminência de serem privatizados também; cessão para outros órgãos públicos (para uma minoria privilegiada, ao passo que só ocorrerá por requisição de outro órgão público e para assumir cargo comissionado).


DILMA: "NÃO VOU CONCEDER MAIS NADA"


Por: Mauro Lorenzon (Aeroportuário, Bacharel em Direito, Pós graduado em Ciências Criminais e Comércio Internacional, Membro do Comitê Contra a Privatização da Infraero - CCPI e Militante do PSOL).

É PRIVATIZAR, Dilma! 

Por Decreto Presidencial você autorizou a inserção dos aeroportos federais internacionais de Viracopos, Guarulhos e Brasília no Programa Nacional de Desestatização (PND) e desestatizar é tirar do Estado, é PRIVATIZAR!


O Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas será um grande desafio para o PSOL, seja no Executivo ou no Legislativo do Município, que encabeça a Região Metropolitana de Campinas (RMC), em aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Esta era uma grande oportunidade para o Governo Federal fortalecer o patrimônio público do país, do povo, investindo pesadamente na empresa pública federal Infraero, ainda que com recursos complementares do BNDES (dinheiro público para empresa pública: não faz sentido para você cidadão?), com aplicação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para acelerar as obras e serviços necessários ao atendimento da demanda dos clientes, inclusive relacionados aos grandes eventos esportivos (COPA 2014 e OLIMPÍADAS 2016), em todas as áreas fins de atuação da empresa (negócios e suporte: operações, segurança, navegação aérea, manutenção, engenharia, comercial, logística ...), cumprindo a meta de abertura de capital para fortalecimento e diminuição das desigualdades regionais e sociais do Brasil.
O que presenciamos, porém, é um governo entreguista, contraditório com a bandeira socialista e covarde em não querer assumir suas responsabilidades por atos praticados!

FRASE COVARDE DA PRESIDENT(A) DILMA (PT) "PRIVATISTA" TENTANDO FUGIR DE SUA RESPONSABILIDADE, QUANDO POR DECRETO (DECRETO Nº 7.531 DE 21 DE JULHO DE 2011) AUTORIZOU A INCLUSÃO DOS AEROPORTOS INTERNACIONAIS FEDERAIS DE CAMPINAS (VIRACOPOS), GUARULHOS (CUMBICA) E BRASÍLIA NO PROGRAMA NACIONAL DE DESESTATIZAÇÃO - PND:

‘Vocês entregaram os melhores aeroportos do país para grupos que ninguém conhece’.

QUEM ASSINOU O DECRETO?
DEVEMOS RELEMBRAR AQUI QUE A ENTREGA DOS AEROPORTOS FEDERAIS (PATRIMÔNIO PÚBLICO) À INICIATIVA PRIVADA COMEÇOU AINDA NO GOVERNO LULA (PT) E FOI TÃO CONTRADITÓRIO QUANTO A ALIANÇA QUE AJUDOU A CONSTRUIR DE HADDAD (CANDIDATO À PREFEITURA DE SÃO PAULO 2012) COM MALUF.

domingo, 15 de julho de 2012

O AEROPORTUÁRIO NÃO É ANENCÉFALO!



Por: Mauro Lorenzon (Aeroportuário, Bacharel em Direito, Pós graduado em Ciências Criminais e Comércio Internacional, Membro do Comitê Contra a Privatização da Infraero - CCPI e Militante do PSOL).
O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM EMPRESAS ADMINISTRADORAS DE AEROPORTOS (GRANDE SACADA EM  ALTERAR O NOME NO ESTATUTO PARA CONTINUAR NOS AEROPORTOS CONCEDIDOS À INICIATIVA PRIVADA), TAMBÉM CONHECIDO POR SINDICATO NACIONAL DOS AEROPORTUÁRIOS - SINA, CONTINUA COM A POSTURA DE OMISSÃO, NÃO COMBATIVA, FUNCIONANDO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DOS AEROPORTOS FEDERAIS BRASILEIROS!


QUAL SERÁ A NOVA DESCULPA AOS TRABALHADORES AEROPORTUÁRIOS: OUTRO ACORDO QUE NÃO GARANTE NADA A NINGUÉM E DEIXA TODOS NA BERLINDA, NUMA INDEFINIÇÃO SEM PRECEDENTES SOBRE O FUTURO PROFISSIONAL? ONDE ESTÁ O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO (PRT DA 10ª REGIÃO EM BRASÍLIA-DF)? ESTÁ HAVENDO UMA EPIDEMIA DE OMISSÃO NO BRASIL?


PRESTAMOS UM CONCURSO PÚBLICO FEDERAL E CONQUISTAMOS NOSSO ESPAÇO COMO TRABALHADORES AEROPORTUÁRIOS (NOSSO PLENO EMPREGO) PARA SERMOS AGORA HUMILHADOS: NÃO FOI GARANTIDO A OPORTUNIDADE DE IR PARA O CONCESSIONÁRIO, POIS NÃO BASTA O EMPREGADO QUERER, É PRECISO QUE A INICIATIVA PRIVADA (TÃO COMPETENTE E HONESTA) O QUEIRA! NÃO SE FALA EM POLÍTICA SALARIAL OU DE BENEFÍCIOS, MAS APONTAM PARA A TRANSFERÊNCIA AO CONCESSIONÁRIO COMO SE FOSSE A ÚNICA OPORTUNIDADE POSSÍVEL, IMPERDÍVEL!


ACREDITAM QUE SOMOS COMO PROSTITUTAS QUE SE VENDEM POR UMA GRANINHA QUALQUER (PLANO DE DEMISSÃO INCENTIVADA PARA TRANSFERÊNCIA E APOSENTADORIA - PDITA)!


TEM ATÉ SUPERINTENDENTE QUE SAI DA INFRAERO (VIRACOPOS) E SE LICENCIA PARA A INICIATIVA PRIVADA (NÃO SE SABE COM BASE EM QUE DISPOSITIVO LEGAL), VOLTANDO PARA CONDUZIR O PROCESSO DE ENTREGA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO À INICIATIVA PRIVADA, DISCURSANDO QUE AMA A INFRAERO E É APAIXONADO POR VIRACOPOS, MAS QUE A CONCESSÃO (PRIVATIZAÇÃO) É FATO, AGINDO COMO SE NUNCA TIVESSE EXERCIDO UM EMPREGO OU FUNÇÃO PÚBLICA, DEMONIZANDO A LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS (8.666/93) COMO SE FOSSE O PRINCIPAL ENTRAVE DO DESENVOLVIMENTO PÚBLICO BRASILEIRO, QUANDO NA VERDADE É INSTRUMENTO RÍGIDO POR LIDAR COM DINHEIRO PÚBLICO, O QUAL NÃO PODEMOS DISPOR DE QUALQUER FORMA, COMO SE ESTIVÉSSEMOS LIDANDO COM O NOSSO PRÓPRIO DINHEIRO (PARTICULAR)!


Novas rodadas de concessões federais e estaduais deverão transferir mais 64 aeroportos ao controle do setor privado.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ENTREGA DE AEROPORTOS FEDERAIS À INICIATIVA PRIVADA: A VERDADEIRA SAÍDA PARA O SETOR AÉREO?

Por Mauro A. Lorenzon



O "PLANO A" DO GOVERNO FEDERAL FOI ENTREGAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO À INICIATIVA PRIVADA ESTRANGEIRA E NACIONAL (INCLUSIVE EMPREITEIRAS SUSPEITAS DE SEREM LARANJAS DA DELTA NO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO "CARLINHOS CACHOEIRA"), SOB A JUSTIFICATIVA DE ATENDIMENTO TEMPESTIVO DOS EVENTOS ESPORTIVOS, MESMO APÓS A CRIAÇÃO DO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES (RDC) - FLEXIBILIZAÇÃO DA LEI 8.666/93 (LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS) - E HAVENDO A POSSIBILIDADE DE ABERTURA DE CAPITAL DA EMPRESA.

CONHEÇA MAIS SOBRE O RDC

Para quem quer conhecer melhor a INFRAERO e fazer sua própria análise se deveria ou não ser privatizada, deixo o link do relatório empresarial de 2010 para acesso: um erro governamental do PT (LULA E DILMA)!


VEJA TAMBÉM:

QUALQUER INSTITUIÇÃO HUMANA É PASSÍVEL DE MELHORIA CONTÍNUA E A INFRAERO É UMA DAS EMPRESAS FILIADAS À FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ), CERTIFICADA PELA NBR ISO 9001 E DETENTORA DE PRÊMIOS INTERNACIONAIS COMO O DE EXCELÊNCIA EM LOGÍSTICA.

O MAIS INCRÍVEL: Mesmo denunciada por corrupção, Delta continua a fechar contratos.

A PRÓPRIA TRIUNFO - QUE INTEGRA O CONSÓRCIO EM VIRACOPOS - FOI DENUNCIADA NA CPI “CARLINHOS CACHOEIRA”, POR SUSPEITA DE SER LARANJA JUNTO À DELTA. MESMO ASSIM ASSINOU O CONTRATO E ASSUMIU A GESTÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS/CAMPINAS (ENCONTRA-SE NA FASE DE TRANSIÇÃO DA GESTÃO).

TEXTO INTERESSANTE: LARANJAL DA DELTA!