quinta-feira, 30 de maio de 2013

Privataria lucrativa!!!

Por Mauro A. Lorenzon

E os investimentos em educação, saúde e segurança, como vão?
O que é prioridade neste país?
O pão e o circo?


Investimento em Galeão e Confins será de R$ 8,7 bilhões

Detalhe: dinheiro público, proveniente do BNDES, com juros subsidiadíssimos!!!

“A principal mudança diz respeito à empresa que de fato vai operar os aeroportos. Pelo modelo anterior - que depois foi alvo de críticas pelo próprio governo -, exigia-se no mínimo 10% de participação de uma companhia que tivesse experiência em aeroportos com movimentação de pelo menos 5 milhões de passageiros por ano.

Agora, apenas operadores com experiência em aeroportos com pelo menos 35 milhões de passageiros por ano estarão aptos, e terão que entrar com uma participação de pelo menos 25% nos consórcios.

ATENÇÃO: os nichos existentes em qualquer aeroporto são no segmento de passageiros e de cargas e isso é conhecimento basilar; mesmo no novo modelo proposto para Galeão e Confins o Governo Federal está entregando no pacote o negócio de Logística de Cargas, onde a Infraero atua e é referencial mundial, sendo detentora de prêmio internacional de excelência no trato com a carga aérea; fatalmente será substituída por operador estrangeiro, que sequer terá que comprovar experiência neste segmento, tal qual ocorreu em Viracopos, aeroporto vocacionado para a carga aérea no comércio exterior.

CIDADÃO: não julgue sem conhecer um dos patrimônios nacionais na área de infraestrutura aeroportuária: a INFRAERO, empresa pública federal.


Veja também: INFRAERO CARGO




MATÉRIA NA ÍNTEGRA:


Na tentativa de garantir apenas competidores de peso na privatização dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, na região de Belo Horizonte, o governo aumentou as exigências para os candidatos aos contratos que, juntos, somarão R$ 8,7 bilhões em investimentos, mas barrou os fundos de pensão que levaram a concessão do aeroporto de Guarulhos no ano passado.
A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta quarta-feira, 29, a abertura de consulta pública sobre a minuta de edital para o leilão do Galeão e de Confins. Segundo o cronograma do órgão regulador, o documento final deverá ser publicado em setembro para que a disputa ocorra até o dia 30 de outubro. Com isso, as primeiras obras e reformas nos dois aeroportos poderiam começar no primeiro semestre de 2014, após um período de transição de controle da Infraero para os novos operadores.
Assim como na modelagem anterior que serviu como parâmetro para os leilões dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos (em Campinas), a Infraero seguirá como sócia minoritária dos empreendimentos, com 49% de participação. Já a composição dos consórcios que serão responsáveis pelos 51% restantes - incluindo a operação dos complexos - terá que ser completamente diferente.
A principal mudança diz respeito à empresa que de fato vai operar os aeroportos. Pelo modelo anterior - que depois foi alvo de críticas pelo próprio governo -, exigia-se no mínimo 10% de participação de uma companhia que tivesse experiência em aeroportos com movimentação de pelo menos 5 milhões de passageiros por ano.
Agora, apenas operadores com experiência em aeroportos com pelo menos 35 milhões de passageiros por ano estarão aptos, e terão que entrar com uma participação de pelo menos 25% nos consórcios. Além disso, a garantia de proposta nos novos leilões passou de 0,7% para 1% e o aporte inicial de capital passou de 10% para 30%.
"As mudanças nas regras de concessão para Galeão e Confins darão mais qualidade ao serviço. Temos de ter grandes operadores para trazermos novas tecnologias e práticas", afirmou nesta quarta-feira, 29, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco. "Com as novas exigências, o objetivo é atrair concorrentes de grande porte com fôlego para investimentos", completou o secretário executivo da pasta, Guilherme Ramalho.
Segundo ele, 33 aeroportos no mundo operavam com mais de 35 milhões de passageiros por ano em 2011, e por isso, 30 ou 31 operadores aeroportuários têm condições de participarem do leilão. "Entendemos haver concorrência para o processo. A expectativa é termos mais que os 11 participantes do leilão anterior", completou Ramalho.
Além disso, as autoridades do setor decidiram vetar a participação no próximo leilão dos acionistas diretos ou indiretos dos consórcios vencedores das privatizações de Brasília, Guarulhos e Viracopos. Com isso, os fundos de pensão - que se tornaram parceiros contumazes do governo em grandes empreendimentos - ficarão de fora do processo. No começo de 2012, um consórcio formado pelos fundos Petros, Previ e Funcef levou a concessão de Guarulhos por mais de R$ 16 bilhões.
"A proibição foi feita agora para estimular a concorrência entre aeroportos", alegou Ramalho, acrescentando que a prática de vedar a participação de vencedores de leilões pode não ser adotada em concessões futuras.
Investimentos
A demanda atual do aeroporto do Galeão é de 17 milhões de passageiros por ano, devendo chegar a 60 milhões ao fim do período de concessão, de 25 anos. Os investimentos previstos nesse período são de R$ 5,2 bilhões e o valor mínimo do leilão do aeroporto é de R$ 4,65 bilhões mais 5% de receita bruta anual do empreendimento.
Já em Confins, a demanda atual é de 10,4 milhões de passageiros por ano, com expectativa de 43,3 milhões ao fim da concessão de 30 anos. O valor mínimo do leilão do aeroporto mineiro será de R$ 1,56 bilhão, também com mais 5% de receita bruta anual. Em ambos os aeroportos, a taxa referencial de retorno de investimento é de 6,46% e o financiamento do BNDES abrangerá até 70% do volume de investimentos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Leilão dos aeroportos do Galeão e de Confins deve ocorrer em outubro

Por Mauro A. Lorenzon

O leilão de concessão dos aeroportos de Confins (MG) e do Galeão (RJ) deverá ocorrer no dia 30 de outubro e terá mais exigências do que as concessões de terminais feitas anteriormente.


 “O objetivo é garantir uma cultura de operador aeroportuário que coloque nossos aeroportos em um padrão internacional”, disse hoje (29) o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.


terça-feira, 28 de maio de 2013

O caminho para o atendimento da sociedade nos aeroportos brasileiros é a privatização?

Por Mauro André Lorenzon


Para que o Governo Federal criou o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC?


É importante destacar que o RDC encontra-se vigente desde AGO/2011 (DOU de 5.8.2011 - Edição extra e retificada em 10.8.2011), aplicável exclusivamente às licitações e contratos necessários à realização:

I - dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, constantes da Carteira de Projetos Olímpicos a ser definida pela Autoridade Pública Olímpica (APO); e

II - da Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol Associação - Fifa 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014, definidos pelo Grupo Executivo - Gecopa 2014 do Comitê Gestor instituído para definir, aprovar e supervisionar as ações previstas no Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a realização da Copa do Mundo Fifa 2014 - CGCOPA 2014, restringindo-se, no caso de obras públicas, às constantes da matriz de responsabilidades celebrada entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios;

III - de obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação distantes até 350 km (trezentos e cinquenta quilômetros) das cidades sedes dos mundiais referidos nos incisos I e II. (GRIFO NOSSO)




Não nos esqueçamos que a MP 527/2011 - que criou o RDC – foi convertida na Lei nº 12.462, de 04/08/2011 e sua constitucionalidade foi questionada pelo Procurador Geral da República.


Ação do MPF questiona no Supremo regime de contratações públicas para obras da Copa.



Enquanto se discute a inconstitucionalidade da Lei no STF, Câmara aprova RDC para reforma de aeroportos públicos.


Além disso, onde está o plano de outorgas? 
O Governo Federal precisa apresentá-lo à sociedade brasileira!

Oferta dos aeroportos brasileiros precisa mais do que dobrar até 2030


A oferta dos aeroportos brasileiros precisa mais do que dobrar até o ano de 2030 para atender ao aumento da demanda. A avaliação é de estudo realizado pelo Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas).
De acordo com o levantamento, espera-se que até 2030 o Brasil enfrente uma demanda de 312 milhões de passagens aéreas, praticamente o triplo do que apresentava em 2009. Atualmente, a oferta dos aeroportos brasileiros gira em torno de 130 milhões de passageiros por ano.
Baseado nisso, o Grupo estima que sejam necessários investimentos na ordem de R$ 25 a R$ 34 bilhões nos 20 principais aeroportos do país para que o aumento de capacidade atenda á demanda. “Fica evidente, portanto, a urgência dos investimentos nos aeroportos brasileiros”, ressalta o estudo.
A área que mais necessita de intervenções, conforme a pesquisa, é a de terminais de passageiros. Considerando todos os setores, os investimentos mais vultuosos devem ser feitos entre 2021 e 2030, período em que mais deve aumentar a demanda de passageiros no Brasil.

Últimos dez anos

Nos últimos dez anos, o aumento da demanda no transporte aéreo cresceu mais do que a própria população, aponta o estudo, 10,8% frente a 10%, respectivamente.
Uma das explicações para tal movimento é a redução no preço médio das passagens aéreas, que, entre 2002 e 2012, diminuiu cerca de 43%, ao passar de R$ 515,17 para R$ 293,50.
“A expansão da demanda está associada a vários fatores como a expansão da renda, do crédito e a redução de preço das passagens aéreas e a diversificação de opções de rotas”, explica o levantamento.


http://br.financas.yahoo.com/noticias/oferta-dos-aeroportos-brasileiros-precisa-160400578.html

Excelentíssima President(A) da República:

Gostaríamos muito de saber como é que a oferta dos aeroportos brasileiros vai dobrar até 2030, sem planejamento estratégico, ou seja, sem um Plano de Outorgas para o setor da aviação civil brasileira?

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Nova rodada de leilões dos aeroportos federais brasileiros, ainda em maio.

Por Mauro A. Lorenzon

"Tenho convicção de que quando o leilão for feito, em setembro, será um sucesso grande, como foi o dos outros três aeroportos", disse o presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale.



http://br.financas.yahoo.com/noticias/edital-gale%C3%A3o-deve-ir-audi%C3%AAncia-161300791.html


DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?



Aquele que olha para as futuras privatizações de aeroportos federais como um grande sucesso, comparado às já efetivadas, é o mesmo que tenta acalentar tua alma, dizendo que conhece suas angústias, seus medos, fazendo visitas aos trabalhadores aeroportuários, nos aeroportos inclusos no Programa Nacional de Desestatização - PND, por Decreto Presidencial, onde o Chefe de Estado e de Governo pertence ao Partido dos Trabalhadores, pasmem, cabendo relembrar que o ponta pé inicial foi dado pelo ex-Presidente Lula!!!





Confira quem ainda tiver dúvida:

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, localizado no Município de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte.


Aeroportos Internacionais Governador André Franco Montoro e Viracopos, no Estado de São Paulo, e Presidente Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal.


Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim, localizado no Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, e do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, localizado nos Municípios de Confins e de Lagoa Santa, Estado de Minas Gerais.


O VERDADEIRO DESMANTELAMENTO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO!

Privatiza-se o patrimônio público, em busca de parcerias estrangeiras, considerando a possibilidade de que a Infraero Serviços concorra com outros operadores em eventuais concessões de aeroportos regionais (estaduais e municipais), além de realizar consultoria e outros serviços para esse mercado, não sendo descartada, inclusive, a hipótese de atuação no exterior, como vemos na matéria abaixo, publicada hoje no Estado de SP.

Infraero negocia com operadoras para administrar aeroportos privatizados.

http://www.antp.org.br/website/noticias/show.asp?npgCode=5B639489-36E7-45BE-8794-3B9A83011CC9

Cá entre nós: quem é que vai querer parceria com uma empresa pública, que infelizmente foi negativada com veemência pela imprensa brasileira, como sendo incompetente para gerir aeroportos, herdeira de uma imagem ruim, estigmatizada? 

Uma empresa que perdeu a gestão dos três maiores e mais rentáveis aeroportos de sua rede (Guarulhos, Viracopos e Brasília), responsáveis por 70% de sua receita, e que hoje amarga a necessidade de aportes bilionários do Tesouro Nacional para sobreviver!!!

Tudo isso diante dos olhos das autoridades instituídas de nosso país!!!

Os senhores dos ares

Crise do capitalismo desemprega 73 milhões de jovens 








Trabalhadores dos serviços essenciais preparam greve unificada

 Por Mauro A. Lorenzon

No momento em que a inflação diminui de fato o poder de compra dos salários. No momento em que a prática privatista volta com força ao nosso país, através da privatização dos portos, aeroportos, rodovias e, o mais grave de todos, os leilões do petróleo que entregaram parte importante da riqueza estratégica nacional, a unidade e a luta da classe trabalhadora são fundamentais para mudar essa realidade.
Na situação de crise econômica que vive o capitalismo a nível internacional, quando os direitos da classe trabalhadora são atacados no mundo todo, fica evidente que nossas lutas unificadas devem acumular para um sentido ainda maior. O capitalismo é o sistema do desemprego, da miséria, das altas tarifas e da violência e não pode oferecer nada mais para a humanidade. É preciso, em seu lugar, construir uma nova sociedade de Poder Popular e Socialismo.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Informativo da ANEI em repúdio ao pronunciamento do Deputado Federal Arnaldo Jardim


Por Mauro André Lorenzon

Associação Nacional de Empregados da Infraero – Anei
[anei@anei.org.br]

Prezados Aeroportuários,

Fomos surpreendidos na quarta-feira (22/5/2013) com algumas frases do Deputado Federal Arnaldo Jardim que teceu comentários depreciativos em relação à Infraero e, consequentemente, os aeroportuários. Em defesa dos seus Associados a Anei encaminhou ao citado parlamentar o Ofício anexo, em que manifesta seu repúdio em vista das citadas declarações.

Reafirmamos o nosso compromisso na defesa dos aeroportuários e da Infraero em todas as instâncias que forem necessárias.

Clique aqui para baixar o Ofício.


Diretoria Executiva da Anei
ANEI- Associação Nacional de Empregados da Infraero
 
Telefones: (61) 3034-7631 e (61) 8472-9179
Endereço: SCS Quadra 04, Bloco A, Sala 212
Edifício Embaixador - Brasília - DF 
CEP: 70.300-907
 
www.anei.org.br
www.twitter.com/infraero_anei
www.facebook.com/anei.associacaoinfraero

sábado, 18 de maio de 2013

Manifesto em Apoio aos Trabalhadores e Trabalhadoras da MGS


Por Mauro André Lorenzon




Trabalhadores e trabalhadoras da MGS: vocês não estão sozinhos e o povo mineiro vai saber da covardia que o governo está fazendo com vocês. Não aceitem demissões imotivadas, pois elas são ilegais. Para se demitir um trabalhador da MGS, é necessário que se abra um processo administrativo no qual o trabalhador tem amplas garantias, mas a empresa, a mando do governo do estado, não cumpre com as normas que ela mesma produziu.
Para facilitar a degola, o governo esboça o tal PDV – Plano de Desligamento Voluntário, que os próprios trabalhadores já chamam de “PDVai”! É uma maneira confortável que o governo encontrou de dar um pé-na-bunda dos trabalhadores concursados, colocando-os no olho da rua com o “consentimento” deles… Não aceitem pressão para aderir a nenhum plano de demissão, que de voluntários não têm nada.
É intenção do governo terceirizar setores inteiros do serviço público para economizar com a força de trabalho, pois os trabalhadores terceirizados trabalham em condições precárias, muitas vezes análogas à escravidão. A própria MGS foi criada pra isso: contratar trabalhadores regidos pela CLT e não estatutários, com cargos e funções precárias e mal remuneradas. Ainda assim os trabalhadores concursados da MGS buscam melhorias das condições de trabalho e salariais e não o “olho da rua” proposto pelo governo. Se o governo quer acabar com a MGS, que absorva os trabalhadores para o quadro do estado, pois eles já são concursados, competentes e experientes!
Ação Entre Amigos…
O SINDEAC, sindicato que se diz representante da categoria, “rifou” os trabalhadores num acordo absurdo feito com a direção da MGS no dia 16/04/2013, à surdina, com a mediação do Ministério Público do Trabalho – MPT. Ficou acordado que não haveria demissões em massa, sendo que até 270 demissões por mês a MGS poderia executar sem nenhum problema e que a partir de 271 demissões o sindicato seria apenas comunicado. Para as partes que fizeram a “ação entre amigos”, 270 demissões por mês não é considerado demissão em massa, pois é a média de demissões que já está ocorrendo há mais de 1 ano. Se uma carnificina dessas não é demissão em massa, o que mais pode ser? O SINDEAC sequer consultou os trabalhadores para tomar uma decisão tão séria como esta, um verdadeiro desrespeito! Resta aos trabalhadores se rebelarem contra esta falcatrua do sindicato e se organizarem para lutar contra as demissões.
Já estão sendo encaminhadas denúncias ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, ao Ministério Público do Trabalho – MPT e ao Ministério Público – MP, mas o fundamental agora é a categoria se preparar para a luta, paralisações e greve!
A LUTA DE UM É A LUTA DE TODOS!
Todos sabem que, ao tratar os trabalhadores, o governo de Minas é um carrasco.
Na educação, esse mesmo governo reduziu os investimentos quase pela metade desde 2003, deixando as escolas na situação em que conhecemos e não como o governo mostra nas propagandas. Aos trabalhadores, não cumpre a lei federal que estabelece o piso salarial para os educadores, pagando uma miséria que muitas vezes é menor do que o salário mínimo.
Na CEMIG, demissões e sucateamento geral para gerar mais lucro para os acionistas que nada produzem, principalmente a Andrade Gutierrez (grande patrocinadora de campanhas eleitorais), que já levou mais de 1 bilhão de reais em 3 anos de farra. A conseqüência disso é o alto valor das tarifas; a queda na qualidade dos serviços prestados; o apagão técnico que existe na empresa, pois a CEMIG não faz concursos e esvazia seu quadro de trabalhadores e; a triste marca de 1 morte a cada 45 dias por acidente de trabalho, por causa da precarização provocada pela terceirização. Mas na propaganda, a CEMIG é a melhor energia do Brasil…
Na COPASA, o governo vem forte com a tal da PPP – Parceria Público-Privada, entregando o serviço e o patrimônio público para grupos gananciosos terem lucro com a água, um dos bens mais importantes para a vida humana.
Na segurança pública a situação é caótica e as polícias têm “enxugado gelo” para tentar resolver os problemas da crescente criminalidade. A falta de investimento na educação tende a piorar o problema, mas o governador pouco se preocupa, pois ele e seus pares moram em condomínios luxuosos, cercados por seguranças particulares e também do estado. Se fecham em condomínios para se sentirem seguros, mas na verdade estão presos em suas gaiolinhas de ouro…
Na saúde é o caos de sempre. Tem gente morrendo por dengue, uma doença tropical já antiga no Brasil, fácil de combater e de se tratar, desde que haja uma política séria, pois é necessário conscientizar a população para eliminar os focos com programas educacionais localizados (mais uma vez, educação) e não com propagandas vazias que só enchem o bolso das agências de publicidade.
Para os trabalhadores da saúde, arrocho salarial. A proposta de reajuste desse ano é de 5%, abaixo da inflação. Os servidores da justiça mineira amargaram a proposta de reajuste de 4,5%, bem abaixo da inflação, mas estão em luta para avançar nas conquistas. Esse mesmo índice foi proposto aos trabalhadores da CEMIG que estão sem Acordo Coletivo de Trabalho desde novembro de 2012.
Essa é a política do “desgoverno” de Minas: acabar com o serviço público e colocar bens e serviços essenciais nas mãos DELES MESMOS. São grupos políticos e grupos econômicos que compõem uma mesma elite, anti-popular, atrasada, conservadora e neoliberal, que massacra o povo e se apropria dos recursos públicos para viverem num conforto absurdo.
Agora é a tentativa de degolar os trabalhadores da MGS e a categoria não pode aceitar. Organize-se! Lute! Em defesa do emprego e de um estado forte, eficiente e para o povo, não esse estado que funciona para privilegiar os ricos e gananciosos.
Assinam este manifesto:
• MLC – Movimento Luta de Classes
• SINDMETAL de Mário Campos, Brumadinho e região
• SINDMASSAS de Contagem
• SINDADOS – MG
• SINDMETRO – BH
• SINDIELETRO – MG
• FNU – Federação Nacional dos Urbanitários
• Jornal A Verdade
Movimento Luta de Classes – MG


quarta-feira, 1 de maio de 2013

A mão que balança o berço

Por Mauro A. Lorenzon

“A mão que embala o Berço, embala o mundo”, na visão de Victor Hugo.

Não sei se Victor Hugo estava falando de um tal ‘CAPITALISMO’, objeto de estudos de muitos intelectuais no Brasil e pelo mundo afora, mas ...

Confesso que gostaria muito de saber de quem é a mão que balança a mídia? 




É claro que não podemos generalizar nunca ...

Ainda existe imprensa séria neste país!

Viracopos está sob nova gestão e a prevenção de acidentes parece que não é prioridade do concessionário Aeroportos Brasil Viracopos.

Novo acidente em obras de Viracopos deixa 14 feridos

Em março, um funcionário morreu nas obras do novo terminal de passageiros do aeroporto

CAMPINAS - Um novo acidente nas obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, deixou 14 funcionários feridos na noite desta terça-feira, 30. Por volta das 19 horas,  o andaime onde estavam, concretando uma viga da segunda lage do pier C, caiu com os funcionários em cima. Segundo o Consórcio Construtor de Viracopos, eles sofreram ferimentos leves e nenhum corre risco de vida.

Em 22 de março, um funcionário de 25 anos que trabalhava em um poço de escavação morreu soterrado na obra e outro foi soterrado, mas sofreu apenas escoriações. Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério Público do Trabalho, na época, embargaram mais de metade da obra. Aos poucos, as construções foram autorizadas, conforme adequações de segurança.

Os feridos de ontem foram encaminhados para o Hospital Municipal Mário Gatti e para o Pronto Socorro do São José. Cinco viaturas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foram chamadas para auxiliar no socorro às vítimas.

O consórcio Construtor de Viracopos informou que vai apurar as causas do acidente. Fiscais do Ministério Público do Trabalho estiveram no local fiscalizando a obra. Eles interditaram o local do acidente.

As obras de modernização e ampliação de Viracopos vão elevar a capacidade do aeroporto de 9 milhões de passageiros ano para 14 milhões de passageiros ano, até abril de 2014. A conclusão do novo terminal, onde trabalham 3,5 mil trabalhadores, é considerada estratégica para a Copa do Mundo - Campinas é subsede da Copa e deve abrigar uma das seleções.




Após 2 acidentes e morte, ministro pede rigor em obras de Viracopos

Aeroporto de Campinas será ampliado e obras devem terminar em um ano.
Na noite de terça-feira (30) 14 funcionários caíram de uma laje de madeira.




Aeroportos Brasil Viracopos, um consórcio formado por empresas atuantes no segmento de construção (UTC e Triunfo), levantadas como suspeitas de serem laranjas da Delta num dos maiores esquemas de corrupção do país, tratado na CPMI do bicheiro Carlinhos Cachoeira, motivo não impeditivo para firmarem contrato com a administração pública do Governo Federal.


http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/brasil/vencedores-da-licitacao-de-viracopos-tambem-usaram-os-laranjas-da-delta/


Não se trata de querer condenação prévia de ninguém, mas de tratar com moralidade a administração da coisa pública (República), já que estamos falando de dinheiro público, do contribuinte, da sociedade brasileira.

O que esperávamos, na qualidade de trabalhadores aeroportuários e cidadãos, era uma investigação rigorosíssima a respeito dos fatos e a responsabilização dos culpados, seja por ação ou omissão (grifo nosso).

Quantas vezes já ouvimos gente importante do governo dizer, em cadeia nacional, que a Polícia Federal e o Ministério Público têm toda a liberdade para atuar?

Enfim, um consórcio que sequer teve que comprovar experiência profissional (know-how) na área de negócio de logística, no segmento operacional da carga aérea, para poder participar do leilão dos aeroportos federais, inclusos no Programa Nacional de Desestatização - PND pela President(A) da República, pois o Governo Federal, através da SAC-PR e ANAC, não exigiu, apenas estabeleceu requisito mínimo a cumprir pelos interessados no leilão dos aeroportos federais de Viracopos e Guarulhos (SP), bem como em Brasília (DF), no segmento de passageiros (5 milhões/ano), substituindo profissionais qualificados da Infraero, altamente capacitados.


http://resistenciaviracopos.blogspot.com.br/2012/11/o-valor-do-profissional-aeroportuario.html


Os resultados disso são públicos, mas tudo indica que houve um limpa nos sites de busca:

VIRACOPOS GERA PREJUÍZO A EMPRESAS POR CARGAS ‘PRESAS’.
(Fonte: Jornal Metro/Campinas, 04/04/2013, pág. 9/16)

http://resistenciaviracopos.blogspot.com.br/2013/04/viracopos-excelencia-da-gestao-privada.html


Parece que a preocupação do novo consórcio é lucrar e lucrar, se dar bem e fazer transparecer competência para a sociedade, além de querer humilhar o trabalhador concursado da Infraero, quando promoveu o despejo em massa, pois alguém forneceu à imprensa dados para publicarem a notícia abaixo:

“Concessionária dispensa 34,1% dos servidores da Infraero em Viracopos”


http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/11/concessionaria-dispensa-341-dos-servidores-da-infraero-em-viracopos.html


Muitos trabalhadores sequer receberam convite das concessionárias para continuar trabalhando onde laboravam, com a possibilidade de permanecerem nas cidades onde fixaram residência.


http://resistenciaviracopos.blogspot.com.br/2013/03/apos-privatizacao-aeroportos-usam.html


Hoje, muitos aeroportuários, que não aderiram a chamamentos (transferência para outros aeroportos da rede Infraero) e ao Programa de Demissão Incentivado para Transferência (aos concessionários) e Aposentadoria – PDITA, por não terem recebido convite dos consórcios, ou por não preencherem os requisitos para se aposentar, tampouco aderiram à formação de contingente para Bombeiro de Aeródromo, Agente de Proteção da Aviação Civil – APAC, ou mesmo para atuar na Manutenção e Balcão de Informações, sofreram transferência compulsória para aeroportos de São Paulo (Campo de Marte e Congonhas), embora nominem como remoção, instituto jurídico que a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT não contempla para aplicação em casos de mudança de estabelecimento de trabalho.

Estranho é saber que os aeroportuários foram retirados dos aeroportos onde se encontravam lotados, de estabelecimentos de trabalho que não foram extintos e que tendem a crescer com altos investimentos que serão feitos com o dinheiro público, proveniente do BNDES em sua maioria, bem como dos fundos de pensão (Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Banco do Brasil ...), em negócios onde a Infraero detém 49% das ações!!! 

Atualmente, nós aeroportuários, amargamos a dolorosa espera para a cessão de empregados a outros órgãos públicos, o que está nas mãos da Infraero e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, visando a possibilidade de retorno para as cidades onde trabalhávamos, onde, cada qual, fixou residência com sua família.

É, não temos muito o que comemorar neste dia do trabalho, mas a luta continua companheiros ... 

Lembram-se dessa fala cunhada pelo ex-Presidente da República?

Que ironia: fundador do Partido dos Trabalhadores – PT???

As eleições estão chegando companheiros ...

"A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores."


Por Mauro A. Lorenzon

Neste dia tão importante para a luta dos trabalhadores, deixo aqui uma sugestão para leitura, que complementa o sentido da frase de Karl Marx e Friederich Engels, utilizada como tema dessa postagem.

A LUTA PELO DIREITO

“Não permiti que vosso direito seja pisoteado impunemente. Não invoco a necessidade da luta pelo direito em todo e qualquer tempo, mas apenas naqueles casos em que a agressão ao direito representa um desrespeito à pessoa humana. Insurjo-me tão-somente contra um tipo de passividade menos recomendável diante da agressão ao direito, que tem sua origem na covardia, no comodismo, na indolência."

Rudolf von Ihering


1º de Maio: Viva a luta dos trabalhadores do Brasil e do mundo!


O capitalismo, o sistema econômico que hoje domina a economia mundial, mostra, mais uma vez, a sua face cruel ao jogar sobre os ombros dos trabalhadores o ônus da atual crise econômica. Em toda a Europa, já são 26 milhões de trabalhadores desempregados e nos Estados Unidos, cerca de 15 milhões.

Mas, enquanto os trabalhadores são jogados no olho da rua, veem suas famílias sendo despejadas de suas casas e vivem em meio a dificuldades, os governos dos ricos usam rios de dinheiro público para salvar bancos e monopólios, ...


A fragilidade do controle da política econômica do petróleo no Brasil

A possível venda de 40% da OGX a Lukoil revelaria a fragilidade do controle da política econômica do petróleo no Brasil. O mito do senhor X, o herói financiado com dinheiro do povo, desaba e seus escombros servem de degrau ao avanço dos oligopólios internacionais.

Para entender este fato é preciso analisar o processo histórico ...

 

http://averdade.org.br/2013/04/possibilidade-de-venda-da-ogx-revela-fragilidade-da-politica-nacional-do-petroleo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+averdadepravda+%28Jornal+A+Verdade%29