sábado, 3 de agosto de 2013

Definição da política e do ser político de forma muito simples e clara!

Por Mauro A. Lorenzon

Depois de Bertolt Brecht, mandou muito bem!

O Analfabeto Político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.


"Sou um ser político em todos os momentos. Você conseguir afetar, incomodar, questionar uma pessoa do seu lado é uma ação política.
Política se faz na esquina. É um trabalho de formiguinha. Não é uma política de cima para baixo. É uma ação cotidiana. Toda ação tem uma consequência porque você é um agente social. Você não está sozinho no mundo. Não acredito na política dos grandes sistemas.
A mensagem que deixo para o jornal é de continuar acreditando que a mudança é possível, é real e cotidiana, e que se faz no passo de formiguinha mesmo. Desde que se acorda até a hora de dormir. Porque você pensa, anda, fala, ouve, sonha e, por conta disso, podemos realizar todos os nossos horizontes possíveis e imaginários, conseguir libertar a imaginação nisso tudo, e acreditar sim que a realidade agora que a gente vive é um constrangimento, é uma pressão momentânea, mas você tem que ter força política para imaginar e realizar essas mudanças sociais e trazer isso para sua existência cotidiana, para sua realidade cotidiana. A sua responsabilidade cotidiana."
Joana Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário