sexta-feira, 21 de outubro de 2011

GREVE EM VIRACOPOS

por Dulcinea Lopes da Silva:



“Hoje  votamos pela continuação da greve em Viracopos. Não aceitamos a proposta do governo de voltarmos a trabalhar até sentarmos na mesa de discussão na quarta feira dia 26/10 uma vez que está marcada a audiência pública para o leilão de Viracopos o dia 28/10. Não aceitamos a proposta de migrarmos para a empresa concessionária com garantia de um  ano de estabilidade de emprego, uma verdadeira piada. Não aceitamos entregar o patrimônio público de mão beijada para a iniciativa privada.  A Infraero foi eleita a terceira melhor empresa do mundo em administração aeroportuária, sendo assim, por quê entregar os aeroportos brasileiros nas mãos do capital privado e internacional uma vez que a Infraero exporta o modelo de administração de aeroportos? Não se justifica e não se sustenta tal pretensão.

Os aeroportuários de Viracopos permanecerão em greve até que o governo decida nos receber, nos ouvir e fazer uma contraproposta aceitável.

O capital privado quer administrar aeroportos? Tudo bem, então que construam seus próprios aeroportos, não estamos contrários à administração privada de aeroportos, estamos contrários à administração pelo capital privado dos aeroportos já existentes e que são de propriedades da União.


A escusa é a Copa de 2014, porém se não fosse a Copa seria qualquer outra para entregar os aeroportos.  Só estão sendo colocados à concessão os aeroportos rentáveis da rede Infraero, porque os investidores só querem uma coisa:

****LUCRO**** LUCRO**** LUCRO****.


Não estão preocupados com a economia ou com o país, somente com lucros. Sendo assim, para sermos ouvidos decidimos frear um pouco o lucro do capital, combatendo fogo contra fogo.

E como faremos isso?

Cruzando os braços até no dia 26/10, até que o governo nos receba para negociar.

Viracopos parado um dia houve um acúmulo de 600 toneladas de cargas paradas no pátio do aeroporto, mas as empresas se prepararam para isso, para dois dias de paralização. No entanto, com mais cindo dias de greve vamos interromper o fluxo do capital, pois as indústrias que importam cargas por Viracopos não trabalham com estoque, aliás, possuem estoque de no máximo dois dias, ou seja, já acabou material para produção. Na próxima semana teremos várias indústrias, desde automotivas às tecnológicas paradas porque não sai carga de Viracopos, então o capital irá começar a pressionar o governo para tomar uma atitude, para falar conosco, para sentar-se à mesa de negociação conosco.

Podem imaginar o impacto de uma Bosch parada porque Viracopos está em greve? O que é uma Valeo parada? Uma Flexitronics? Uma Sansumg? E uma Motorola? Uma Eaton? Uma Foxconn? Caterpillar? IBM? 3M? Honda?

Pois é, essa é apenas uma amostra das indústrias que vão ficar sem material para trabalhar a partir da próxima semana porque nós, aeroportuários de Viracopos, estamos em greve. Se o governo não nos ouvir,  irá ouvir aos donos do dinheiro, porque eles irão pressionar e cobrar uma resolução da situação.

Queremos respeitos; somos uma categoria que trabalha dia e noite para que as indústrias, hospitais, entretenimentos, para que tudo possa funcionar, e o mínimo que pedimos é respeito a nós e ao nosso trabalho. Termos nossa dignidade reconhecida.

A Infraero está a 38 anos administrando aeroportos e sempre administrou muito bem, esse ano Viracopos recebeu o Prêmio Internacional de Excelência em Logística, então eu me pergunto:  recebemos tal prêmio porque não temos competência ou seria o contrário?

Todos os anos milhões e milhões de turistas entram e saem do país na época do Carnaval, por acaso não lidamos com isso com toda a competência?

Uma amiga esteve  na África do Sul recentemente e disse que os aeroportos são horríveis, que estão muito aquém dos nossos aeroportos, então como eles tiveram condições de receber uma Copa do Mundo e o discurso em relação ao Brasil é de que será um caos?

Mentira deslavada, tudo retórica terrorista para alienar a sociedade e legitimar a privatização do pouco que resta do patrimônio nacional.

Não podemos ser ingênuos, essa Copa e depois Olímpiadas no Brasil farão correr rios de dinheiro, rios de dinheiro por todo lado, e, óbvio, o capital financeiro internacional que só visa o lucro está babando para receber a maior fatia possível do bolo, e nós somos uma das fatias tão desejadas.

Por isso dizemos não.

Não à privatização!

Não à concessão!

Não à destruição do pouco que resta do patrimônio nacional!

Convocamos todos os aeroportos da rede Infraero a aderirem à greve!

Hoje somos três, Brasília, Guarulhos e Viracopos. Amanhã serão todos os aeroportos lucrativos da rede.

Juntem-se a nós!"

Fonte: http://paulokrobath.blogspot.com.br/2011/10/greve-em-viracopos-strike-in-viracopos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário