Por: Mauro Lorenzon (Aeroportuário, Bacharel em Direito, Pós graduado em Ciências Criminais
e Comércio Internacional, Membro do Comitê Contra a Privatização da Infraero -
CCPI e Militante do PSOL).
O que fazem dos
cargos comissionados na administração pública da Infraero? Por que não
contratam exímios administradores, pessoas de confiança, mas com alta
capacidade técnico-científica? A Infraero já teve em seu quadro funcional mais
de 200 cargos comissionados (contratações diretas: SEM CONCURSO PÚBLICO) durante
o governo Lula, com pessoas desqualificadas em funções estratégicas da empresa,
o que é altamente prejudicial à sociedade brasileira, seja em que instituição
pública for. Há uma predisposição em sucatear para privatizar!
Para que serve o
RDC?
Regime Diferenciado
de Contratações (RDC) é aplicável até mesmo em aeroportos distantes até 350Km
dos locais que sediarão os jogos.
E os empregados da
Infraero: como ficarão? Até agora o governo federal não se posicionou através
da Comissão Paritária, constituída por membros da Infraero e do Sindicato
Nacional do Aeroportuários - SINA, responsáveis por apontar caminhos voltados
ao futuro dos aeroportuários. O concessionário não fala de política salarial
nos aeroportos concedidos e o SINA não conseguiu garantir nem mesmo a
possibilidade real do aeroportuário migrar para a concessionária, cabendo a esta
dizer se quer ou não o trabalhador aeroportuário qualificado (que prestou
concurso público para ingresso na Infraero) em seus quadros. As demais
possibilidades são falácias: transferência para aeroportos que estão na
iminência de serem privatizados também; cessão para outros órgãos públicos
(para uma minoria privilegiada, ao passo que só ocorrerá por requisição de
outro órgão público e para assumir cargo comissionado).
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