sexta-feira, 27 de julho de 2012

CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS I

por Dulcinéa Lopes da Silva


Caros companheiros e companheiras de trabalho,

Tomo a iniciativa de vos escrever por considerar que estamos vivenciando um momento muito delicado em nossa vida profissional e consequentemente na vida pessoal.

Todos têm ciência do processo de privatização pelo qual passou o Aeroporto de Viracopos juntamente com os aeroportos de Guarulhos e Brasília e sabemos mais ainda o quanto esse processo está sendo danoso para todos(as) os(as) trabalhadores(as) da INFRAERO lotados nos aeroportos arrolados no Plano Nacional de Desestatização – PND.

Dada tal circunstância, gostaria de convidá-los(as) a refletirem um pouco comigo para tentarmos entender a postura da INFRAERO em relação a todos nós e as propostas da concessionária para os trabalhadores(as) da INFRAERO.

 Comecemos com a INFRAERO:

1-      A INFRAERO, apesar de ter uma comissão paritária para cuidar destas questões, não sabe o que fazer com os empregados(as) e nem como descascar o abacaxi, se me permitem usar tal figura de linguagem , que o governo federal com a privatização dos aeroportos colocou nas mãos dela, sendo assim, silencia e se finge de morta esperando que a situação se resolva sozinha, o que não irá acontecer, isso ela pode ter certeza, a não ser que as pessoas evaporem no ar, o que não é possível;

2-      A falta de transparência, ação, comunicação e informações por parte da INFRAERO cria uma situação de insegurança, medo e desconforto nos(as) empregado(as) e seus familiares desencadeando crises no seio familiar de muitos(as), vários tipos de doenças deflagradas pela instabilidade emocional dos trabalhadores(as) causando ao empregado danos físicos e principalmente emocionais que podem tornar-se permanentes;

3-      No entanto, é preciso ter em mente que a postura da INFRAERO não se trata de não saber o que fazer conosco, trata-se justamente do contrário, ou seja, toda essa situação não é fruto simplesmente do acaso, ou da dificuldade da empresa em resolver a situação, A INÉRCIA, A IMOBILIDADE, O SILÊNCIO DA INFRAERO TRATA-SE JUSTAMENTE DE UMA ESTRATÉGIA PARA QUE OS PRÓPRIOS EMPREGADOS, EM RAZÃO DO MEDO E DO DESESPERO DECIDAM SAIR DE INFRAERO E IR PARA A CONCESSIONÁRIA, RESOLVENDO ASSIM PARTE DA SITUAÇÃO COMPLICADA QUE ELA TEM NAS MÃOS PARA RESOLVER.

4-      Quanto maior o número de empregados que decidirem ir para a concessionária menor será o número de empregados com os quais a INFRAERO terá que lidar, essa é a “grande jogada” da INFRAERO.

 Analisando a Concessionária:

1-      A concessionária que venceu o leilão de Viracopos não possui a menor experiência em administração aeroportuária, não sabem o que é área restrita, área alfandegada, o que é área estéril, que são necessários códigos de acessos para acessar determinadas áreas sob controle e inspeção dos órgãos federais e tantas outras coisas. Conversando com um policial federal há alguns dias ele me dizia da dificuldade de que os representantes da concessionária entendessem coisas tão triviais como as citadas acima;

2-      Sendo assim, a concessionária necessita muito de pessoas que saibam não apenas realizar o trabalho, mas também entendam os conceitos de todas as questões acima mencionadas, ou seja, para que o aeroporto continue no alto padrão que possui e melhore sua qualidade eles precisam da equipe que fez com que Viracopos recebesse prêmios internacionais de movimentação e logística de carga, em outras palavras, VIRACOPOS NÃO PODE PARAR, TEM QUE CONTINUAR E MELHORAR;

3-      Pensando nisso, cada trabalhador(a) aeroportuário(a) é fundamental para que a concessionária tenha sucesso na administração de VCP, fundamental para que eles não falhem, uma vez que não conseguiram administrar nem a Rodovia Régis Bittencourt e devido a ingerência tiveram que devolver a rodovia ao Estado;

4-      Mas estas questões não são tão relevantes se considerarmos o fato de que NÃO SOMOS NÓS QUEM QUEREMOS TRABALHAR NA CONCESSIONÁRIA, É ELA QUEM PRECISA DO TRABALHO DOS AEROPORTUÁRIOS(AS);

5-      NÓS JÁ TEMOS EMPREGO, NÃO ESTAMOS PROCURANDO EMPREGO. VOCÊ, EU, NOSSOS AMIGOS E AMIGAS AEROPORTUÁRIOS JÁ TEMOS EMPREGO, TEMOS ÓTIMOS BENEFÍCIOS, BOM AMBIENTE DE TRABALHO; APESAR DA POSTURA INCORRETA QUE A INFRAERO ESTÁ TENDO NESSE MOMENTO, ELA É UMA EXCELENTE EMPRESA PARA SE TRABALHAR, SENDO ASSIM EU PERGUNTO:

6-      Como a concessionária espera que nós deixemos a INFRAERO e mudemos de empresa se eles não sabem nem o valor do salário que vão oferecer para os candidatos a empregados? Como eles pretendem que nós saiamos da INFRAERO com os benefícios que possuímos se nem plano de benefícios eles possuem? Se não sabem quais dependentes poderemos colocar no convênio médico, se é que oferecerão convênio médico para os empregados. E o convênio odontológico? E quanto ao valor do tíquete?

7-      Eu pergunto, como essa empresa espera que você, eu e os demais companheiros(as) deixemos a INFRAERO se eles não sabem sequer o que irão oferecer de salário?

8-      Será que temos tanta cara de bobo assim?

9-      Será que nos acham tão néscios a ponto de trocar o certo pelo duvidoso?

10-   É muito importante que considerem o fato de não haver na legislação brasileira nenhum artigo, NADA, que obrigue as empresas do setor privado a darem estabilidade para os empregados, portanto, quem aderir ao plano de ir para a concessionária deve fazê-lo consciente que a estabilidade de cinco anos não é garantida por lei e que a qualquer momento, de acordo com a conveniência da concessionária pode ser quebrada e que a única punição que ela sofrerá de acordo com a legislação brasileira é o pagamento de uma multa, se é que previram uma multa para o caso de quebra de contrato ou não cumprimento do edital da privatização.



Muitos de nós estamos temerosos pelo futuro, afinal temos família para sustentar, filhos para criar e educar; e temem, com razão, pelo que os/as aguarda, entretanto, se me permitem mais algumas considerações, gostaria de dizer para não decidirem nada aconselhados pelo medo, pela insegurança ou pela pressão da situação.

É muito importante que saibam que a INFRAERO NÃO PODE TRANSFERRIR NINGUÉM SEM O CONSENTIMENTO DA PESSOA, também não pode demitir ninguém por causa da privatização e não pode obrigar ninguém a ir para a concessionária.

Qualquer pessoa que se sentir prejudicada, sob coação ou com seu direito lesado pode e deve procurar um advogado trabalhista, de preferência um advogado especializado em direito trabalhista para orientação e se for o caso entrar com as ações cabíveis no caso de cada um.

É muito importante que nenhum de nós decida forçado pelo medo, insegurança e afins. A Justiça do Trabalho existe para proteger o trabalhador e seus direitos. Escrevo isso porque algumas pessoas já me disseram que irão para a concessionária porque estão com medo da INFRAERO transferi-las para o Acre, Rondônia, Pará, etc.

Não deixe de procurar saber dos seus direitos, não tenha medo, não deixe a INFRAERO, o governo, a concessionária ou quem quer que seja colocá-lo(a) contra a parede, defenda seus direitos e os direitos da sua família. Você lutou pelo direito de estar na INFRAERO, não foi entregando um currículo que você chegou até aqui, foi fazendo um concurso, concorrendo com milhares de outras pessoas. NINGUÉM TE DEU UMA VAGA NA INFRAERO, VOCÊ CONQUISTOU O SEU LUGAR, LUTE POR ELE E SE FAÇA RESPEITAR.

Peço que pense a respeito e repasse para outros(as) trabalhadores(as).

Não se curve, não se abaixe, não deite no chão, porque se fizer isso passarão por cima de você feito um trator.

“Prefiro morrer de pé a viver de joelhos”

Emiliano Zapata





Dulcinéa Lopes da Silva

COMITÊ CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA INFRAERO – CCPI

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