quarta-feira, 1 de maio de 2013

A mão que balança o berço

Por Mauro A. Lorenzon

“A mão que embala o Berço, embala o mundo”, na visão de Victor Hugo.

Não sei se Victor Hugo estava falando de um tal ‘CAPITALISMO’, objeto de estudos de muitos intelectuais no Brasil e pelo mundo afora, mas ...

Confesso que gostaria muito de saber de quem é a mão que balança a mídia? 




É claro que não podemos generalizar nunca ...

Ainda existe imprensa séria neste país!

Viracopos está sob nova gestão e a prevenção de acidentes parece que não é prioridade do concessionário Aeroportos Brasil Viracopos.

Novo acidente em obras de Viracopos deixa 14 feridos

Em março, um funcionário morreu nas obras do novo terminal de passageiros do aeroporto

CAMPINAS - Um novo acidente nas obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, deixou 14 funcionários feridos na noite desta terça-feira, 30. Por volta das 19 horas,  o andaime onde estavam, concretando uma viga da segunda lage do pier C, caiu com os funcionários em cima. Segundo o Consórcio Construtor de Viracopos, eles sofreram ferimentos leves e nenhum corre risco de vida.

Em 22 de março, um funcionário de 25 anos que trabalhava em um poço de escavação morreu soterrado na obra e outro foi soterrado, mas sofreu apenas escoriações. Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério Público do Trabalho, na época, embargaram mais de metade da obra. Aos poucos, as construções foram autorizadas, conforme adequações de segurança.

Os feridos de ontem foram encaminhados para o Hospital Municipal Mário Gatti e para o Pronto Socorro do São José. Cinco viaturas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foram chamadas para auxiliar no socorro às vítimas.

O consórcio Construtor de Viracopos informou que vai apurar as causas do acidente. Fiscais do Ministério Público do Trabalho estiveram no local fiscalizando a obra. Eles interditaram o local do acidente.

As obras de modernização e ampliação de Viracopos vão elevar a capacidade do aeroporto de 9 milhões de passageiros ano para 14 milhões de passageiros ano, até abril de 2014. A conclusão do novo terminal, onde trabalham 3,5 mil trabalhadores, é considerada estratégica para a Copa do Mundo - Campinas é subsede da Copa e deve abrigar uma das seleções.




Após 2 acidentes e morte, ministro pede rigor em obras de Viracopos

Aeroporto de Campinas será ampliado e obras devem terminar em um ano.
Na noite de terça-feira (30) 14 funcionários caíram de uma laje de madeira.




Aeroportos Brasil Viracopos, um consórcio formado por empresas atuantes no segmento de construção (UTC e Triunfo), levantadas como suspeitas de serem laranjas da Delta num dos maiores esquemas de corrupção do país, tratado na CPMI do bicheiro Carlinhos Cachoeira, motivo não impeditivo para firmarem contrato com a administração pública do Governo Federal.


http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/brasil/vencedores-da-licitacao-de-viracopos-tambem-usaram-os-laranjas-da-delta/


Não se trata de querer condenação prévia de ninguém, mas de tratar com moralidade a administração da coisa pública (República), já que estamos falando de dinheiro público, do contribuinte, da sociedade brasileira.

O que esperávamos, na qualidade de trabalhadores aeroportuários e cidadãos, era uma investigação rigorosíssima a respeito dos fatos e a responsabilização dos culpados, seja por ação ou omissão (grifo nosso).

Quantas vezes já ouvimos gente importante do governo dizer, em cadeia nacional, que a Polícia Federal e o Ministério Público têm toda a liberdade para atuar?

Enfim, um consórcio que sequer teve que comprovar experiência profissional (know-how) na área de negócio de logística, no segmento operacional da carga aérea, para poder participar do leilão dos aeroportos federais, inclusos no Programa Nacional de Desestatização - PND pela President(A) da República, pois o Governo Federal, através da SAC-PR e ANAC, não exigiu, apenas estabeleceu requisito mínimo a cumprir pelos interessados no leilão dos aeroportos federais de Viracopos e Guarulhos (SP), bem como em Brasília (DF), no segmento de passageiros (5 milhões/ano), substituindo profissionais qualificados da Infraero, altamente capacitados.


http://resistenciaviracopos.blogspot.com.br/2012/11/o-valor-do-profissional-aeroportuario.html


Os resultados disso são públicos, mas tudo indica que houve um limpa nos sites de busca:

VIRACOPOS GERA PREJUÍZO A EMPRESAS POR CARGAS ‘PRESAS’.
(Fonte: Jornal Metro/Campinas, 04/04/2013, pág. 9/16)

http://resistenciaviracopos.blogspot.com.br/2013/04/viracopos-excelencia-da-gestao-privada.html


Parece que a preocupação do novo consórcio é lucrar e lucrar, se dar bem e fazer transparecer competência para a sociedade, além de querer humilhar o trabalhador concursado da Infraero, quando promoveu o despejo em massa, pois alguém forneceu à imprensa dados para publicarem a notícia abaixo:

“Concessionária dispensa 34,1% dos servidores da Infraero em Viracopos”


http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/11/concessionaria-dispensa-341-dos-servidores-da-infraero-em-viracopos.html


Muitos trabalhadores sequer receberam convite das concessionárias para continuar trabalhando onde laboravam, com a possibilidade de permanecerem nas cidades onde fixaram residência.


http://resistenciaviracopos.blogspot.com.br/2013/03/apos-privatizacao-aeroportos-usam.html


Hoje, muitos aeroportuários, que não aderiram a chamamentos (transferência para outros aeroportos da rede Infraero) e ao Programa de Demissão Incentivado para Transferência (aos concessionários) e Aposentadoria – PDITA, por não terem recebido convite dos consórcios, ou por não preencherem os requisitos para se aposentar, tampouco aderiram à formação de contingente para Bombeiro de Aeródromo, Agente de Proteção da Aviação Civil – APAC, ou mesmo para atuar na Manutenção e Balcão de Informações, sofreram transferência compulsória para aeroportos de São Paulo (Campo de Marte e Congonhas), embora nominem como remoção, instituto jurídico que a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT não contempla para aplicação em casos de mudança de estabelecimento de trabalho.

Estranho é saber que os aeroportuários foram retirados dos aeroportos onde se encontravam lotados, de estabelecimentos de trabalho que não foram extintos e que tendem a crescer com altos investimentos que serão feitos com o dinheiro público, proveniente do BNDES em sua maioria, bem como dos fundos de pensão (Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Banco do Brasil ...), em negócios onde a Infraero detém 49% das ações!!! 

Atualmente, nós aeroportuários, amargamos a dolorosa espera para a cessão de empregados a outros órgãos públicos, o que está nas mãos da Infraero e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, visando a possibilidade de retorno para as cidades onde trabalhávamos, onde, cada qual, fixou residência com sua família.

É, não temos muito o que comemorar neste dia do trabalho, mas a luta continua companheiros ... 

Lembram-se dessa fala cunhada pelo ex-Presidente da República?

Que ironia: fundador do Partido dos Trabalhadores – PT???

As eleições estão chegando companheiros ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário