quinta-feira, 9 de agosto de 2012

IATA ADVERTIU ANTES MESMO DA PRIVATIZAÇÃO

Por Mauro A. Lorenzon



Quem não se lembra da audiência pública nº 16/2011 da ANAC? A Associação Internacional de Transportadores Aéreos - IATA se pronunciou, advertindo sobre a problemática observada em outros países, onde também ocorreu a experiência de privatização dos aeroportos!
É preocupante mesmo a alta tarifária: não há mais os subsídios cruzados dos três maiores e mais rentáveis aeroportos da rede Infraero para repasse aos aeroportos deficitários, administrados pela empresa pública federal (Infraero) e o Fundo Nacional da Aviação Civil - FNAC não saiu do papel: 


Para quem duvidava, segue: aumento de 20 em 20 dias!
Atual é: I 59,20 / D 16,95 ; E o novo tarifário já sai com tarifas especiais para aeroportos concedidos (marcadas com faixas amarelas)! lógico que bem mais caras!

O governo federal ignorou todas as advertência e observações da Associação Internacional de Transportadores Aéreos - IATA, já que o edital de concessão não faz menção a nenhum dos documentos da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) - DOC 9082 e DOC 9562 -, que prevêem a CONSULTA AOS USUÁRIOS (CONSUMIDORES, CIDADÃOS) DE AEROPORTOS EM CASO DE AUMENTO/CRIAÇÃO DE NOVA(S) TARIFA(S). Era um dever e não uma faculdade, até porque o Brasil é signatário desses documentos, que tratam, respectivamente, de políticas sobre tarifas aeroportuárias e manual econômico de aeroportos, e o respeito ao consumidor deve prevalecer neste processo.
Contribuição da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA):



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