terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Para onde estamos indo?


Por Mauro A. Lorenzon

"Recentemente a mídia vem destacando uma série de possibilidades nas quais o governo estaria articulando para melhorar a infraestrutura do país, sobretudo no que diz respeito aos aeroportos. Já ouvimos e vimos de tudo na imprensa, desde chutes sem qualquer precisão, a prognósticos com bolsas de apostas e, mais recentemente, declarações oficiosas ao ponto de a própria Secretaria de Aviação Civil precisar desmentir em nota certas afirmações “jornalísticas”.
 
O que nos causa arrepio de fato é que o governo continua indo e vindo a tantos lugares, na tentativa de superar os desafios para a aviação no Brasil, que demonstra realmente um velho ditado que “para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. Será isso verdade? 
Senhores, o Brasil precisa parar de grassar esse amadorismo de país de quinta, já somos a sexta maior economia do mundo... Precisamos REFLETIR, PENSAR, PLANEJAR, GERIR. Falta-nos bom senso e foco e a atual gestão do governo federal demonstra total comprometimento e sensibilidade com o tema. 
Temos convicção de que milhares, milhões de brasileiros sensatos nesse país e até mesmo a própria imprensa – incansável “perseguidora” da estatal federal dos aeroportos, gostaria de saber como se pode PLANEJAR o futuro de uma empresa do tamanho e da responsabilidade da INFRAERO com o país, sem que haja uma diretriz, uma definição, um norte para o futuro dela - e isso é RESPONSABILIDADE do governo, ele é quem manda na estatal.  
Não há BSC, PMO ou GURU que RESISTA a tamanha miopia - não dá para continuarmos tateando as coisas no escuro. Estamos de novo enxugando gelo e perdendo tempo que já não tínhamos... a coisa pública deve ser clara e bem objetiva, ou seja, desenhando intenções: 
1- Acabar com a Infraero? - Medidas mitigadores para transferência dos empregados e todas as situações decorrentes; 
2- Transformar a Infraero numa autarquia? - Medidas mitigadores para migração dos empregados (CLT para RJU) e todas as situações decorrentes; 
3- Abrir o capital da Infraero? - Medidas mitigadores para possibilitar o ingresso da estatal na BM&F e todas as situações decorrentes; 
4- Tornar a Infraero regionalista? - Medidas mitigadores para reestruturar os quadros da Infraero e todas as situações decorrentes; 
5- ............?
6- ............? 
APENAS isso que estamos carecendo no momento, como nunca antes... isto é, TODA AÇÃO VOLTADA PARA MELHORAR A INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA DEVERÁ LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A INFRAERO, DOA EM QUEM DOER. Não adianta, neste momento, teorizar sobre 'déficit de atenção' sem levar em conta o PACIENTE - o aprendente. Precisamos estudar/analisar o ALUNO/PACIENTE e não outros casos parecidos etc e tal. 
SAC, ANAC, Casa Civil e todos os órgãos comprometidos nisso, não precisamos "observar" esse ou aquele operador... PRECISAMOS definir o que será da INFRAERO. Somos um dos maiores administradores de aeroportos do planeta, tem de haver alguém, alguns que entendam de fato sobre administrar esse negócio na própria empresa, ou não?! 
Já sabemos onde está o problema quanto à celeridade necessária - por quê? O que pode ser feito - pode ser feito? O que é necessário? Em quanto tempo? Se tudo isso for feito, é garantido dar certo?  Poxa, é só isso!!!  
Precisa de doutor, de desenho ou de maquete??? Precisa é de LBC, mas não para ir aqui ou acolá - ou CONTRATAR empresa para prestar consultoria... é necessário envolvimento dos elos sistêmicos para definir o MODELO a ser processado na e para a INFRAERO - administradora de aeroportos do 2º maior país do mundo em quantidade de AEROPORTOS. 
AFIRMAMOS, o Brasil figura no exterior de muito prestígio graças a ‘coitada’ da INFRAERO. Pela OACI, estamos em 9º lugar por cumprimento de seus protocolos de segurança - do ranking de 191 países, com essa Geni dos aeroportos brasileiros sendo auditada. Isso sem falar nas constantes premiações em diversos segmentos. 
Então, por favor, os aeroportuários dessa estatal CLAMAM pela proposta definitiva, objetiva e clara, do governo federal para a INFRAERO. Ano que vem, a empresa completará 40 anos de existência – um dos elos da aviação brasileira mais antigos em atuação. Chegamos à maturidade tendo enfrentado diversos desafios e queremos mostrar ainda mais essa expertise adquirida. 
Mostrem-nos aonde se quer levar a Infraero; que caminhar, nós já sabemos. Porque fazer o que já fizemos ao país, mesmo diante de todos os empecilhos da burocracia estatal e, ainda, garantir lucro no resultado financeiro da empresa – mesmo com necessidade de aeroportos rentáveis também subsidiar cerca de 70% da rede com os deficitários, não é para qualquer gestor.
“Aviação – A Infraero faz parte dessa história
INFRAERO – Aproximando vidas, sucessos e alimentando paixões”
Aproximando vidas – O trabalho diuturno de nossa empresa aos cidadãos (passageiros/clientes), provendo infraestrutura aeroportuária ao país para encurtar distâncias e ajudar a promover emoções nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos.
Aproximando sucessos – O trabalho diuturno de nossa empresa aos empresários (empresas/clientes), provendo infraestrutura aeroportuária para possibilitar o escoamento de nossos produtos para exportação e na importação de tantos outros, fomentando o desenvolvimento econômico do país, nos terminais de logística de carga dos aeroportos.
Alimentando paixões – O trabalho diuturno de nossa empresa ao desenvolvimento da aviação (aeroportuários/aeronautas/aeroviários), provendo infraestrutura aeroportuária, alimentando sonhos, paixões e orgulho dos milhares de trabalhadores em aeroportos.

Diretoria Executiva da ANEI"

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