sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mal feito governamental!



Por Mauro A. Lorenzon

E agora José, e agora Maria?
http://www.youtube.com/watch?v=CaexXJ6UFnw

Fomos substituídos por pessoas desqualificadas, comparando com a Infraero! Consórcios que não tiveram nem mesmo que comprovar experiência na movimentação de carga aére
a, enquanto detínhamos premio internacional de excelência no trato com a carga; consórcios que só se valeram de empresas estrangeiras para cumprir requisito mínimo do edital de leilão: movimentação de 5 milhões de passageiro/ano, pois no Brasil não havia empresas para competir com a Infraero. 
Venderam os aeroportos mais importantes do país, da rede Infraero, e os contribuintes é que pagarão a conta da irresponsabilidade do governo federal. 
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1186266-infraero-deve-ter-verba-recorde-do-tesouro-para-garantir-copa.shtml

Muitos não sabem, mas era perfeitamente possível a Infraero conduzir todos os preparativos para a copa tempestivamente, incluindo aquilo que o governo federal entende como prioritário nos aeroportos, por ora, e ainda tem a pachorra de convocar os concessionários em Brasília para lhes dar uma orientação básica, configurando o descaso com o cidadão brasileiro (contribuinte) e a mais pura irresponsabilidade e incompetência governamental!

Vejam: 

"A orientação do governo é começar logo a investir
Por outro lado, o governo quer passar a impressão para os passageiros de que a concessão vai resultar numa melhora imediata dos serviços. Para isso, os concessionários privados que vão assumir os três aeroportos já foram chamados à Brasília e orientados a fazer investimentos imediatos, antes mesmo das obras obrigatórias para a Copa.
A ordem é melhorar a primeira impressão de quem chega aos terminais, com pintura e limpeza das instalações. Estão na lista de prioridades os banheiros, o sistema de ar condicionado, as escadas rolantes e elevadores, os estacionamento, além de e questões de segurança para inibir furtos e pedintes nas dependências dos terminais.
A lista foi decidida com base em pesquisa de satisfação da Infraero."

Se era para pintar e limpar instalações, os gestores da Infraero não tinham competência para providenciar isso? A Infraero não foi constituída como empresa pública para cuidar de banheiro e estacionamento apenas (questões acessórias aos negócios)!

A Infraero tem por finalidade implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária e de apoio à navegação aérea, prestar consultoria e assessoramento em suas áreas de atuação e na construção de aeroportos, bem como realizar quaisquer atividades, correlatas ou afins, que lhe forem conferidas pela SAC-PR.

E o aspecto operacional? Os concessionários falam de impactos ambientais relativos a obras, mas não apontam os impactos da operação de complexos aeroportuários! Estão de olho na receita comercial, é claro: no LUCRO, para ser mais específico! A iniciativa tem acesso a recursos do BNDES e se esse fosse o problema - sabemos que não: a Infraero sempre foi autossustentável - o que impediria uma empresa pública de bater na porta do BNDES e se valer também de empréstimos de pai para filho, com juros subsidiadíssimos?
http://www.infraero.gov.br/images/stories/Infraero/Contas/Relatorios/relatorio_anual2011.pdf

Em 2011, antes mesmo do anúncio dos leilões dos aeroportos federais, já não havia mais as amarras da Lei de Licitações e Contratos nº 8.666/93 – tão criticadas pela iniciativa privada – por atravancar obras e serviços públicos. Nossa visionária President(a) da República já resolvera isso para o setor público federal, ao instituir a MP nº 527/11, que se converteu na Lei nº 12.462/11, criando o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), aplicável a licitações e contratos de obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas 2016, inclusive para "obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação distantes até 350 km (trezentos e cinquenta quilômetros) das cidades sedes dos mundiais referidos nos incisos I e II." (Viracopos também poderia aplicar o RDC! 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/Lei/L12462.htm

Então por quê privatizaram? Tem muita coisa errada neste processo e onde está o MPF? Onde está o MPT? Autoridades que deveriam cumprir com suas obrigações constitucionais, se omitem pura e simplesmente, mesmo desfrutando de prerrogativas de proteção os titulares de cargos públicos de procuradores da república e do trabalho, no exercício de suas atividades!

Nossos parlamentares (deputados e senadores) que foram cientificados do mal feito, também se omitiram em sua maioria, mesmo sabendo que um dia depois do leilão pintaram os podres dos concessionários na mídia, com agravante em Viracopos: UTC e Triunfo suspeitas de serem laranjas da Delta!



Não basta ao povo que o governo venha a público, por meio de seus representantes, confessar o óbvio: O ERRO NA TOMADA DE DECISÃO!
Quem pagará a conta bilionária do tal ERRO será o POVÃO! O CIDADÃO: que também paga pela postura omissiva, de não participação daquilo que é de interesse público, coletivo!

Conclusão: é preciso atingir a excelência para ser privatizado! Colegas de outros aeroportos: cuidado com a dedicação demasiada!

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/privatizacao-do-galeao-confins-decola-este-mes-4930297#ixzz2D3xuOw7H 



2 comentários:

  1. FIZ UM LINK NO MEU BLOG QUE DÁ ACESSO DIRETO AQUI
    WWW.DECOLAREMCUMBICA.BLOGSPOT.COM

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  2. Prezado Clayton: grato pelo comentário e link.

    Muito importante essa integração entre os trabalhadores aeroportuários de Viracopos e Guarulhos.

    Convido a conhecer e participar desse grupo no Facebook:

    RESISTÊNCIA VIRACOPOS em http://www.facebook.com/groups/resistenciaviracopos/

    Grupo de resistência dos aeroportuários de Viracopos.

    Um fraterno abraço

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